Premiação

OCB e Gessulli Agribusiness preparam quarta edição do prêmio Quem é Quem

O prêmio será entregue no dia 23 de julho a abertura oficial da AveSui EuroTier South America 2019, em Medianeira (PR)

OCB e Gessulli Agribusiness preparam quarta edição do prêmio Quem é Quem

AveSui

O Prêmio Quem é Quem – Maiores e Melhores Cooperativas Brasileiras na Produção de Aves e Suínos chega a sua quarta edição este ano. A edição 2018 destacou o brilho das cooperativas brasileiras responsáveis por levar a carne nacional à mesa de famílias dos mais diversos países no mundo.

Através das categorias: Econômico-Financeiro, Social, Ambiental, Sustentabilidade, Assistência Técnica, Gestor Operacional, Melhor Cooperado, Mulher Cooperada, Inovação e Varejo; presidentes, diretores, gerentes e técnicos das cooperativas receberam das mãos de autoridades os troféus que reproduzem o Pau-Brasil, árvore que simboliza o cooperativismo e suas enormes raízes no desenvolvimento social.

A cooperativa C Vale, de Palotina (PR), foi o grande destaque da edição 2018 com cinco prêmios, sendo eles nas categorias Social, Ambiental, Desenvolvimento Sustentável, Gestão operacional com o gerente Reni Eduardo Girardi e Mulher Cooperada com Ladi Araldi. A cooperativa LAR recebeu dois prêmios: Assistência técnica, com o profissional Marcos José Paulus, e Inovação. A Frimesa foi campeã na categoria varejo com o projeto “A Carne que o Mundo Prefere”, voltado à carne suína, iniciativa que beneficiou todo o setor suinícola e apresentou resultados importantes para a cooperativa em vendas, além de agregar valor aos produtos. A Coopavel levou o troféu de melhor cooperado com Altieres Pergoraro e a Aurora ficou, pelo terceiro ano consecutivo, em primeiro lugar na categoria Economico-Financeira.

Uma série de novidades está sendo preparada para a edição 2019, e a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), associação patronal do evento, junto com as revistas Avicultura Industrial e Suinocultura Industrial, já iniciaram a primeira etapa se resume ao contato com as cooperativas para a solicitação de informações, que será feito por uma empresa de consultoria, responsável por esse processo de coleta. Com esses dados em mãos, serão elaborados os rankings de premiação, que em 2018 totalizaram dez categorias.

A grande novidade da edição 2019 será a premiação na área de Biomassa e Bioenergia, que premiará as cooperativas com os melhores projetos de produção de energia limpa. O objetivo é valorizar o relevante papel desempenhado pelas cooperativas para o desenvolvimento do agronegócio do País, assim como para a melhoria social e preservação do meio ambiente, destacando ações e atores centrais nesse processo.

Hoje, no Brasil, existem mais de 6.655 cooperativas, sendo 1.555 voltadas ao agronegócio que exercem um papel fundamental no desenvolvimento econômico e social do país. Esse modelo mostra que é possível unir desenvolvimento econômico e desenvolvimento social, produtividade e sustentabilidade, o individual e o coletivo, daí a importância de ter a Organização das Cooperativas do Brasil como um dos provedores do prêmio.

Metodologia

Com a aplicação de metodologia científica, todas as informações coletadas e dados analisados servirão de base para a formação dos índices dentro dos indicadores específicos em cada uma das três categorias. O cálculo final com os resultados de todos os indicadores propostos resultará nos rankings de desempenho das categorias Econômico-Financeiro, Social, Ambiental, Sustentabilidade, Assistência Técnica, Gestor Operacional, Melhor Cooperado, Mulher Cooperada, Inovação e Varejo.

Sobre a OCB

Criada em 1969, durante o IV Congresso Brasileiro do Cooperativismo, a OCB veio substituir e unificar a ABCOOP (Associação Brasileira de Cooperativas) e a Unasco (União Nacional de Cooperativas). Desde então, a instituição é responsável pelo fomento e defesa do sistema cooperativista brasileiro, apresentando o cooperativismo como solução para um mundo e promovendo um ambiente favorável para o desenvolvimento das cooperativas brasileiras, por meio da representação político-institucional.