Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Comentário

O foco da COP26 no metano está certo, mas a agropecuária não é a principal causadora das mudanças climáticas

Por Jeff Simmons, presidente e CEO da Elanco Animal Health, líder global em saúde animal dedicada a promover a saúde animal, humana e do planeta

O foco da COP26 no metano está certo, mas a agropecuária não é a principal causadora das mudanças climáticas

Com o desenrolar da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP26), a conversa sobre o clima mudou, com razão, para onde a pecuária tem se concentrado há anos: o combate ao metano. Mas, à medida que colocamos metano na mira climática, devemos garantir que estamos trazendo as vozes certas para a mesa para identificar soluções impactantes.

O Global Methane Pledge do presidente dos EUA, Joe Biden, agora assinado por mais de 100 países, é uma oportunidade perfeita para incluir os agricultores em conversas sobre regulamentação. Os agricultores trazem uma visão crítica para o processo de solução de problemas. Sua experiência e contribuição nos ajudarão a enfiar a linha na agulha para implementar soluções climáticas urgentes enquanto continuamos a alimentar o mundo.

Reduzir as emissões de metano da pecuária em apenas um terço pode diminuir a taxa geral de aquecimento, criando um efeito de resfriamento enquanto dá ao mundo mais tempo para lidar com os impactos mais complexos e de longo prazo do CO2.

Sem agricultores, pecuaristas e proprietários de terras à mesa nas conversas sobre mudança climática, não podemos apresentar soluções viáveis.

Este ano, em uma pesquisa com mais de 1.000 participantes, a Elanco descobriu que duas em cada cinco pessoas que evitam consumir carne acreditam que a pecuária é a maior criadora de gases de efeito estufa (GEE) nos EUA, contribuindo mais do que qualquer outra indústria – mas isso está errado.

O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) das Nações Unidas afirma que a pecuária gera 4% das emissões de GEE dos EUA, enquanto outras indústrias singulares podem representar até 75%. O que muitos não percebem é que a pecuária já tem um histórico de redução de sua pegada ambiental.

De acordo com dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), as intensidades médias globais de emissão de GEE para carne bovina, leite, frango, ovos e carne de porco caíram entre 30% e 60% de 1961 a 2017.

A indústria da pecuária está preparada para introduzir mudanças contínuas e maiores, mas a ciência deve nos guiar, e precisamos de regulamentações que considerem os fazendeiros, pecuaristas e silvicultores que administram nossas terras. Porque alimentar o mundo e resfriar o clima são questões interligadas.

Em 2020, mais de 30% da população global não tinha acesso a alimentação adequada durante todo o ano. E de acordo com o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), 921 milhões de pessoas nos países mais pobres do mundo sofrem de insegurança alimentar – um aumento de 160 milhões desde o início da pandemia COVID-19. As nações industrializadas que anteriormente se comprometeram a mudar isso por meio de apoio financeiro às economias emergentes e investimento em ajuda e medidas de resiliência estão perdendo suas metas – um importante ponto de discórdia durante a COP26.

A demanda por proteína deve ser atendida de forma sustentável para evitar pressão adicional sobre o meio ambiente. Devemos aproveitar a oportunidade para alcançar uma produção de carne neutra para o clima por meio da inovação na pecuária, não à custa da segurança alimentar global.

O que podemos fazer

Juntos, agricultores, pecuaristas e proprietários de terras estão se concentrando em quatro áreas para se juntar aos esforços contra a mudança climática e a fome no mundo:

Implemente sistemas de medição para integrar a sustentabilidade às operações diárias e às decisões de negócios.
Incentive a inovação e a descoberta de novas tecnologias, como captura e conversão de metano.
Criar um mercado e uma oportunidade para os agricultores se beneficiarem economicamente de práticas comerciais sustentáveis.
Comunique-se com agricultores, pecuaristas e proprietários de terras para ajudá-los a compreender que a neutralidade climática é possível e que a colaboração da indústria é uma necessidade para atingir esses objetivos.
Devemos ouvir aqueles que administram a terra. Nutrição, clima e sustentabilidade econômica são desafios globais urgentes e interconectados, e os animais podem e serão uma parte crítica da solução. É hora de uma verdadeira abordagem “da fazenda para a mesa”, onde os especialistas em agricultura animal podem trazer sua experiência para essas conversas globais para que possamos colaborar com sucesso para fazer a diferença.