Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Empresas

Novozymes produz enzima que pode reduzir preço de biocombustível

Empresa afirmou que conseguiu produzir um aditivo que pode baratear os preços de produção do etanol feito a partir de biomassa.

Novozymes produz enzima que pode reduzir preço de biocombustível

A Novozymes, empresa dinamarquesa líder na produção mundial de enzimas para biocombustíveis, afirmou que conseguiu produzir um aditivo que pode baratear os preços de produção do etanol feito a partir de biomassa.

Segundo o vice-presidente da empresa para bioenergia, Poul Reuben Andersen, a enzima Cellic CTec3 é mais concentrada que as opções anteriores e pode representar uma redução de 5% a 10% nos custos totais de produção desse tipo de biocombustível.

O avanço pode ser bom especialmente para país onde a substituição de combustíveis fósseis por renováveis é mandatória, como nos Estados Unidos. Em 2007, o Congresso americano aprovou uma lei que determina a utilização de 36 bilhões de galões de combustíveis renováveis até 2022, e que 16 bilhões desse volume sejam de etanol celulósico.

O etanol produzido a partir de biomassa pode, eventualmente, substituir até 25% do combustível fóssil utilizado atualmente nos EUA, disse Andersen. “E acreditamos que novos avanços podem ser alcançados”.