Guia Gessulli
RenovaBio

Novo Mercado de Gás e o RenovaBio

"Mudar o mundo por meio do Biogás", comenta palestrante Tamar Roitman em sua apresentação na AveSui 2021

14-Abr-2021 14:18

Palestrante Tamar Roitman, gerente executiva da Abiogás, apresentou na segunda parte do Webinar sobre Biogás o novo mercado de Gás e RenovaBio.

A produção do gás é algo natural, mas a fabricação e comercialização do biometano é mais recente

Biogás é produzido a partir de resíduos orgânicos de forma contínua para energia elétrica, temperaturas e combustível. Auxilia na redução de GEEs, é fonte armazenável, flexível (energia elétrica e combustível), energia renovável não intermitente, geração descentralizada regional e outros benefícios.

“Biogás já está sendo produzido, mas por enquanto, só aproveitamos 2% como energia” e traz muito impacto para a matriz energética do Brasil, segundo Tamar.

A produção de gás natural traz muitos benefícios como geração de energia intermitente e, principalmente, no mercado de transporte para substituição de combustíveis fósseis.

Foram apresentados pela Tamar diversos benefícios do biogás, como: ampliar ofertas de biocombustível em regiões ainda não integradas, criação de demanda e atração de investimentos, substituição de combustíveis poluentes, acréscimo da oferta de gás natural, geração de energia limpa e previsibilidade de preços. Tudo isso mostra as grandes oportunidades para os próximos anos.

Biogás é equivalente ao gás natural com mesmo poder calorífico. Pode ser utilizado em veículos leves ou pesados e na substituição de diesel e GLP.

Renovabio é um programa de biocombustíveis que traz incentivo financeiro para produtores.

Tamar comentou também nos cases de sucesso que já temos caminhões, ônibus e tratores movidos a gás natural, que nos mostra uma grande tendência para o futuro no Brasil e finaliza reforçando que “só temos a crescer nos próximos anos”.

Paraná incentiva uso de energias renováveis em propriedades rurais
06 de Maio de 2021

Paraná incentiva uso de energias renováveis em propriedades rurais

As vantagens estão despertando a atenção de produtores do Estado que investem na instalação de usinas fotovoltaicas em suas propriedades