Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Matriz Energética

Novas usinas em operação ampliam em 347,2 MW a oferta de geração em março

No primeiro trimestre de 2022, o aumento na capacidade instalada foi de 1.367 MW, com novos empreendimentos em 11 estados de quatro regiões brasileiras

Novas usinas em operação ampliam em 347,2 MW a oferta de geração em março

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) verificou em março um acréscimo de 347 megawatts (MW) na expansão da matriz energética brasileira. De acordo com a equipe de fiscalização da Agência, 126,3 MW foram adicionados ao sistema por usinas termelétricas (36% do total do mês), 100,4 MW por usinas solares fotovoltaicas (29%), 73,4 MW por unidades eólicas (21%) e 47,1 MW por pequenas centrais hidrelétricas (14%).

Aumento – No primeiro trimestre de 2022, o aumento na capacidade instalada foi de 1.367 MW, com novos empreendimentos em 11 estados de quatro regiões brasileiras. Destacaram-se, em ordem decrescente, a Bahia, com 421,5 MW; o Rio Grande do Norte, com 306,6 MW; e o Paraná, com 189,4 MW. O estado de Roraima, atendido por sistemas isolados, recebeu em março um acréscimo de 97 MW em termelétricas.

Capacidade instalada – Até 1º de abril, a potência fiscalizada total instalada no Brasil era de 182.841,3 MW de acordo com dados do Sistema de Informações de Geração da ANEEL, o SIGA, atualizado diariamente com dados de usinas em operação e de empreendimentos outorgados em fase de construção. Desse total em operação, 83% das usinas são impulsionadas por fontes consideradas sustentáveis, com baixa emissão de gases do efeito estufa.

Informações – Outras informações sobre o acompanhamento da expansão da oferta de geração estão disponíveis em painéis interativos no Ralie – Acompanhamento da Expansão da Geração. Ele traz dados técnicos das futuras usinas, atos administrativos publicados, informações apresentadas pelos agentes outorgados quanto ao progresso da implantação das usinas, histórico e previsões de início de operação. As informações abrangem o Sistema Interligado Nacional (SIN) e os Sistemas Isolados do Brasil, com base em dados públicos. (Aneel)

Bioenergia