Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Energia renovável

Nova turbina eólica portátil pode revolucionar a geração da energia renovável no mundo

Indicada para ambientes urbanos e rurais, nova turbina portátil com preço de celular é poderosa

Nova turbina eólica portátil pode revolucionar a geração da energia renovável no mundo

Turbina Eólica PortátilUma mini turbina eólica desenvolvida pela startup Avant Garde Innovations, da Índia, pode ajudar famílias em regiões isoladas e também pessoas que desejam economizar dinheiro com energia elétrica.  O novo gerador de energia tem baixo custo, vida útil de 20 anos e pode revolucionar a geração da energia renovável no mundo!

No início de 2015, o primeiro protótipo de AVATAR™ Pequena Turbina Eólica também foi escolhido pela ONU como uma das 20 melhores inovações da Cleantech na Índia como parte do Global Cleantech Innovations Programme (GCIP).

A turbina criada pela startup Avant Garde Innovations tem 3 metros de diâmetro e é ideal para casas, comércios e áreas rurais. A capacidade máxima de geração de energia é de 5 kW/h, a uma velocidade de vento de 5,5m/s, e custa apenas US$ 899 (ou R$ 4.827), menos que celulares como iPhone 12.

A turbina denominada AVATAR™, gera energia dia e noite, tanto havendo chuva, como havendo sol. Possui baixa manutenção, gera energia renovável confiável e limpa com garantia de 2 anos e vida útil de 20 anos.

A nova turbina ainda pode ser instalada em um curto espaço de tempo em uma área pequena no solo ou na cobertura. O equipamento não tem previsão de quando estará disponível para comercialização no Brasil.

A mini turbina eólica tem uma turbina de fluxo axial eficiente, multifásica, multivoltagem e sem escova. Conta com uma produção diária de 5 kWh a velocidades médias do vento de 5,5 m / s, acionamento direto e sem engrenagem e velocidade inicial de apenas 1,4 m / s de brisa. Além disso, sua velocidade de sobrevivência é de 60 m / s (134 mph ou 216 km / h) de ventos ciclônicos.

Turbina com sistema silencioso (menos de 10% do som do próprio vento), controle de RPM para maior vida útil do rolamento e instalação segura no telhado, enfrentando automaticamente qualquer direção do vento e somente 1/3 do espaço é necessário em comparação com os painéis solares e pode funcionar híbrido com o Solar.

As lâminas pintadas durante o dia dão visibilidade para os pássaros e no período da noite há brilho no anel escuro para sinalização. Sua vida operacional é de mais de duas décadas (20 a 25 anos) com baixa manutenção e sem necessidade de limpeza regular.