Guia Gessulli
26-Set-2018 07:54
Tecnologia

Nova plataforma possibilita maior eficiência energética em condomínios e indústrias

UtilityDrive realiza análises de performance do consumo de energia e um plano de implantação para melhorias e reduções de custo

Em época de constantes aumentos de tarifas de energia elétrica é fundamental criar soluções para um consumo mais eficiente e reduzido. Para proporcionar isso, existe no mercado o UtilityDrive, uma plataforma de soluções criada pela SM4RT para medição e gestão inteligente de energia, que conta com a parceria da NRG Soluções Sustentáveis para o planejamento de ações de eficiência energética e boas práticas de consumo.

“O objetivo é trazer economia aos consumidores por meio de uma gestão inteligente de energia, além de utilidades como gás e água. O UtilityDrive também incentiva o consumo consciente e eficiente uma vez que é possível fazer a gestão do consumo em tempo real”, explica Renata Abreu, fundadora da NRG Soluções Sustentáveis.

O UtilityDrive permite até 40% de redução de custos para consumidores industriais e 20% para os residenciais com a utilização de medidores e conceitos de internet das coisas. Para cada cliente, é realizado um levantamento das necessidades específicas e um mapeamento dos pontos de medição. “Após a instalação dos medidores, é iniciado o processo de monitoramento para a elaboração de um planejamento para o cliente reduzir custos operacionais e consumo”, explica Renata Abreu.

A plataforma de soluções também fornece ao cliente um mapeamento energético, ações de otimização no uso de recursos ambientais, indicadores de performance da construção (Certificações LEED), alertas customizáveis e ações de prevenção de riscos como de incêndios e vazamentos, sendo tudo acessado por meio da internet pelo cliente.

A aplicação do UtilityDrive já está sendo feita no IBQP e encontra-se na etapa de realização da medição contínua. Após o término de um mês, será elaborado e apresentado o planejamento de melhorias para o consumo de energia. “Vamos apresentar ao IBQP e ao mercado os benefícios da gestão inteligente de energia e os impactos socioeconômicos de ações de eficiência energética, além de ajudar a engajar os participantes do Hei Hub, espaço de conexão empreendedora do IBQP, em melhores práticas para o consumo consciente”, detalha Renata Abreu.

Redação
Veja Também
Bons ventos
Deixe seu Recado