Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Programa

Nova fase de iniciativa Carbono Bayer reúne mais de 1.800 agricultores no Brasil

Nos próximos 3 anos, produtores do PRO Carbono vão intensificar adoção de práticas sustentáveis para sequestrar carbono e aumentar potencial produtivo

Nova fase de iniciativa Carbono Bayer reúne mais de 1.800 agricultores no Brasil

Mais de 1.800 agricultores brasileiros vão participar, a partir desta safra 2021/2022, do PRO Carbono, programa parte da iniciativa Carbono Bayer, que oferece vantagens para os produtores dispostos a ampliar seu potencial produtivo e aumentar o sequestro de carbono no solo a partir da adoção de práticas agronômicas sustentáveis. O número representa um aumento de quase cinco vezes em relação aos participantes da fase inicial do projeto, lançado na safra 2020/2021.

Com o encerramento da janela de inscrições, a Bayer, os agricultores e uma rede de parceiros vão acompanhar o acúmulo de matéria orgânica nos talhões participantes pelos próximos três anos. “Neste período, vamos construir um ecossistema de carbono na agricultura brasileira com base em ciência, tecnologia de ponta e colaboração”, reforça Fábio Passos, líder do Negócio de Carbono da Bayer para a América Latina. “O objetivo é oferecer aos produtores um modelo economicamente atrativo para o sequestro de carbono, enquanto são desenvolvidas soluções para enfrentar desafios técnicos, científicos e metodológicos ligados à mensuração de carbono e à geração de créditos no agro”, completa.

Ao todo, mais de 215 mil hectares cultivados, em sua maioria, com soja e milho em propriedades espalhadas por 16 estados brasileiros participarão da iniciativa. Ao longo de cada ciclo, amostras de solo serão coletadas para análise e os agricultores poderão contar com as recomendações de cerca de 70 consultorias para a adoção de um rol de práticas de manejo sustentáveis. Além dos potenciais ganhos de produtividade e rentabilidade, os participantes poderão usufruir de benefícios para a adoção dessas práticas de manejo sustentáveis como acesso a conteúdos e profissionais referência no tema, análises de fertilidade e carbono e soluções entregues pelas empresas e instituições parceiras.

A alta adesão ao PRO Carbono reflete o interesse dos agricultores brasileiros em serem parte da construção de uma agricultura carbono neutro, segundo Fábio Passos. “O produtor rural e a agricultura estão entre os mais afetados pelas mudanças climáticas extremas e pela falta de acesso a recursos. Há um interesse crescente em tornar o agro parte da solução dos desafios que a humanidade enfrenta hoje e um engajamento visível por iniciativas que permitam ganhos sustentáveis de produtividade”, afirma.

Para fazer parte do programa, os inscritos foram aprovados em análises socioambientais e se comprometeram a intensificar e aperfeiçoar a adoção de técnicas como plantio direto, plantio de cultivos de cobertura, rotação de culturas e uso de impulsionadores de produtividade e carbono nos talhões inscritos no projeto. Todos eles são também usuários da licença Plus do Climate FieldView™, plataforma de agricultura digital da Bayer utilizada na coleta, análise e rastreabilidade dos dados.

Inovação colaborativa

Uma das premissas do PRO Carbono é o trabalho colaborativo, reforça Passos. “Sabemos que não é possível ser autossuficiente quando o assunto é inovação. Entendemos que é ainda mais necessário trabalhar de forma aberta com expertises diversas em questões complexas como a construção de um ecossistema de carbono na agricultura”, diz ele.

Para vencer os desafios inerentes à uma iniciativa inédita como o PRO Carbono, a Bayer conta com parceiros como a Embrapa, por meio de três centros de pesquisa (Embrapa Informática Agropecuária, Embrapa Instrumentação e Embrapa Meio Ambiente), Federação Brasileira do Sistema de Plantio Direto, startups e um time de experts acadêmicos, ligados a instituições renomadas como Esalq/USP, Unesp, UEPG, UFRGS e UFMG.

Além do apoio do Itaú BBA, que está comprometido a entregar soluções de financiamento aos clientes do PRO Carbono, os participantes também terão acesso a novos benefícios para auxiliar na adoção de práticas de manejo sustentáveis, entre eles condições comerciais exclusivas oferecidas pela Mosaic Fertilizantes para o talhão participante do programa, e poderão usufruir de conhecimento técnico por meio de dezenas de cursos disponíveis na plataforma UniMosaic.

“A Mosaic Fertilizantes tem desenvolvido diversas ações, incluindo o aumento de tecnologia em seus produtos, já reconhecidos pelo mercado, para incentivar o aumento da produção de forma sustentável. Participando do PRO Carbono poderemos compartilhar, com centenas de agricultores, o conhecimento da empresa em nutrição vegetal, além de permitir que todos os participantes tenham acesso a capacitação e campanhas exclusivas”, afirma Christian Pereira, diretor de Marketing da Mosaic Fertilizantes.

Ainda, através de parcerias com seguradoras, agricultores do PRO Carbono poderão ter condições diferenciadas na contratação de seguro agrícola. “Nós, junto com pesquisadores, universidades, startups, a Embrapa e toda nossa rede de parceiros, trabalhamos para desenvolver o modelo mais atrativo possível para os produtores adotarem práticas de manejo sustentáveis, comprovando na prática que sustentabilidade e lucratividade na agricultura não devem caminhar de forma separada”, finaliza Fábio Passos.