Guia Gessulli
Energia eólica

Nordex fecha venda de turbinas para parque eólico da Statkraft no Brasil

A Nordex disse que o negócio fechado junto à Statkraft envolverá turbinas eólicas de seu modelo N163/5.X que somarão capacidade total de 518,7 megawatts.

Money Times
14-Jan-2021 09:45

A fabricante alemã de equipamentos de energia eólica Nordex informou nesta quarta-feira que recebeu um pedido da norueguesa Statkraft para máquinas a serem utilizadas em um projeto a ser construído pela empresa no Brasil.

“Esse é o maior pedido do Grupo Nordex até o momento para as turbinas N163/5.X desde o lançamento dessa turbina no mercado em 2019, e a primeira encomenda fora da Europa”, disse a fornecedora em comunicado em seu site.

Os equipamentos serão utilizados pela Statkraft no parque eólico Ventos de Santa Eugênia, na Bahia, e o comissionamento das máquinas está previsto para o início de 2023, acrescentou. As turbinas terão 5,7 megawatts em capacidade cada e serão instaladas sobre torres de concreto de 120 metros de altura.

AveSui2021_dentro

O contrato com a elétrica norueguesa também inclui um contrato de serviços “premium” com três anos de duração e um acordo para suporte técnico por um período de 20 anos.

A Nordex disse que fabricará as turbinas eólicas no Brasil, enquanto as torres de concreto deverão ser montadas em uma unidade da empresa próxima de onde o projeto da Statkraft será construído. Além disso, a Nordex disse que comprará as pás eólicas para as máquinas no Brasil, visando aumentar o conteúdo local dos equipamentos.

Eólica inicia ano liderando expansão do setor elétrico
Energia Limpa

Eólica inicia ano liderando expansão do setor elétrico

Geração por meio dos ventos soma 155 MW de um total de 191 MW no acumulado dos primeiros 45 dias de 2021

Com investimentos em energias alternativas, Brasil pode reduzir em 28 toneladas a emissão de CO² até 2025
Energia alternativa

World Economic Forum e Accenture ouviram mais de 25 empresas de serviços públicos globais e trazem análise específica para o País

AveSui2021_dentro
ENGIE ultrapassa 1 GW em eólica com início da operação comercial do Conjunto Eólico Campo Largo 2
24 de Fevereiro de 2021
Eólica

A unidade é formada por 86 aerogeradores e possui capacidade instalada de 361,2 MW

Projeto prevê a instalação de 15 usinas solares em Minas Gerais
25 de Fevereiro de 2021
Investimento

Projeto prevê a instalação de 15 usinas solares em Minas Gerais

Startup capixaba CleanClic, plataforma de compensação de energia renovável, integra um projeto de R$ 110 milhões para a construção de 15 usinas fotovoltaicas compartilhadas e uma central hidrelétrica no Norte do Estado.

Energia solar: novo sistema dispensa conexão com a rede elétrica
Inovação

Energia solar: novo sistema dispensa conexão com a rede elétrica

A tecnologia contém uma bateria de lítio para armazenar energia solar nos períodos em que não há geração de eletricidade

Embrapa realiza webinar sobre o uso de animais mortos  para produção de biogás
25 de Fevereiro de 2021
Biocombustível

Embrapa realiza webinar sobre o uso de animais mortos para produção de biogás

A realização do webinar é da Embrapa Suínos e Aves, com apoio do 3º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano.