Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Renováveis

No Brasil, 30% da capacidade instalada operacional das fontes renováveis solar e eólica é representada por mercado livre

O país possui, hoje em dia, aproximadamente 6,5 gigawatts (GW) de empreendimentos eólicos e fotovoltaicos no Ambiente de Contratação Livre, conforme pesquisa da Cela

Wind generator and solar panel
Wind generator and solar panel

De acordo com levantamento da Clean Energy Latin America (Cela), 30% da capacidade instalada operacional das fontes solar e eólica é representada por empreendimentos elaborados no mercado livre de energia. A Cela, consultoria estratégica em energias renováveis e companhia de assessoria financeira, divulgou uma pesquisa mapeando os 70 PPAs solares e eólicos no Ambiente de Contratação Livre (ACL), com volume que corresponde a 1.7 GW médios contratados.

A consultoria aponta que, em matéria de capacidade instalada, são cerca de 6,5 gigawatts (GW) de empreendimentos eólicos e solares fotovoltaicos. “Em 2020 e 2021 a atuação do setor eólico e solar se tornou muito mais madura, e as empresas cada vez mais preparadas para desenvolver e negociar esses PPAs”, relatou Camila Ramos, diretora geral da Cela.

“As condições dos PPAs, como prazo e preço, evoluíram bastante, as condições de financiamento se tornaram mais competitivas e especialmente o perfil dos offtakers dessa energia se diversificou para abranger cada vez mais consumidores finais”, destacou Camila.

A pesquisa compreende o levantamento da evolução do preço, curva de indexação e prazo desses PPAs. Além disso, ela abarca as modalidades mais usadas, como autoprodução e produção independente de energia, perfil de entrega de energia, informações sobre a estratégia de vendas e marketing das companhias entrevistadas e a segmentação dos offtakers.

O levantamento também indica que os primeiros financiamentos em moeda estrangeira e PPAs foram fechados, incluindo os seus aspectos mais importantes, e como essa forma de financiamento está avançando. Por fim, a pesquisa apresenta um ranking das companhias com maior quantidade de contratados firmados no ACL.

Camila apontou, durante episódio do programa ABSOLAR Inside, realizado no final de 2020, que a suspensão dos leilões de energia do mercado regulado, planejados pelo governo federal, fez com que o mercado livre se tornasse uma forte oportunidade para o segmento de energia solar, estimulado pela procura das empresas por produção de energia limpa e renovável.

“No cenário de leilões mais escassos, o mercado livre se transformou em uma grande oportunidade. O driver disso tem sido a demanda por energia limpa e renovável, dentro dos preceitos da ESG”, detalhou Camila, fazendo menção à sigla em inglês para Governança Ambiental, Social e Corporativa – os três pilares usados para medir a sustentabilidade de um investimento e o impacto que ele causa no meio ambiente.

A executiva afirmou que essa tendência é apresentada no mundo todo e está sendo adotada pelo Brasil. “De acordo com a IRENA (Agência Internacional de Energia Renovável), os agentes que podem comprar energia no mercado livre representam dois terços do consumo de energia mundial, é um grande potencial de mercado”.