Guia Gessulli
31-Jan-2018 15:28
Tecnologia

Navio que aproveita energia solar e eólica será testado no Japão

,
Divulgação/Eco Marine Power
Fukuoka é a cidade que possui o maior número de grupos da yakuza, a máfia japonesa. Localizada na ilha Kyushu, a cidade virou notícia essa semana por outro motivo: é lá que está sendo desenvolvido um super navio que usará energia do sol e do vento para funcionar.

Este é o Aquarius MRE maior projeto em desenvolvimento da empresa Eco Marine Power (EMP). O sistema utiliza um sistema integrado e controlado por computadores marinhos. Com módulos de armazenamento de energia, os navios possuem velas rígidas e móveis, painéis solares e ainda gera energia eólica, aproveitando o vento do alto mar. Isso tudo reduzirá o consumo de combustível e as emissões de gases poluentes.

Feitas de fibra de carbono ou aço, as velas rígidas tem como base a tecnologia EnergySail desenvolvida pela mesma empresa e esses dispositivos de energia renovável podem até ser usados ??quando o navio está ancorado ou no porto. Cada unidade pode ser configurada com uma mistura de sensores, painéis fotovoltaicos ou outros dispositivos de geração de energia.

A EMP está realizando testes de viabilidade desde 2017. Estão sendo estimadas a quantidade de propulsão que um sistema EnergySail pode fornecer aos navios. Além disso, contabiliza a quantidade de energia solar que os painéis a bordo receberiam em cada percurso individual. Em breve, um navio da frota será escolhido para um teste de 12 a 18 meses. 

janeiro, 2018, releases empresas, fotos atualizadas ,
Divulgação/Eco Marine Power
As várias tecnologias desenvolvidas para o sistema podem ser aplicadas a quase todos os navios, incluindo embarcações, navios de apoio offshore, rebocadores, ferry boat e até navios navais.

Outros projetos

A EMP desenvolve tecnologias inovadoras de redução de emissões e combustíveis para aplicações marítimas e offshore. Entre os projetos, está trabalhando em um ferry de comboio solar-elétrico chamado Medaka plus. Eles estudam como as tecnologias de energia renovável de grande escala podem ser incorporadas em projetos de navios e a bordo dos navios de superfície não tripulados.

Ciclo Vivo
Deixe seu Recado