Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sustentabilidade

Mônaco prevê reduzir as emissões de carbono em 55% e abolir plástico

O plano inclui ainda o incentivo à utilização de carros elétricos, transportes sustentáveis e a valorização de energias renováveis

Mônaco prevê reduzir as emissões de carbono em 55% e abolir plástico

O Principado de Mônaco, na Europa, anunciou um plano de ações sustentáveis para cumprir ao longo dos próximos anos. De acordo com o Visit Monaco, órgão de Turismo do destino, o planejamento é, até 2030, diminuir as emissões de carbono em 55% – e neutralizá-las até o ano de 2050 – além de abolir a utlização de itens de plástico em estabelecimentos da região.

O plano inclui ainda o incentivo à utilização de carros elétricos, transportes sustentáveis e a valorização de energias renováveis.

VEÍCULOS SUSTENTÁVEIS
O Visit Monaco antecipou o planejamento de momento elencando algumas ações práticas que serão incentivadas para que os objetivos sejam alcançados o quanto antes.

Um dos principais é a sugestões para que habitantes e turistas utilizem carros elétricos para se deslocarem pela cidade.

Vale lembrar que Mônaco tem o seu próprio serviço de compartilhamento de carros, chamado Mobeecity. Ao todo, 30 carros elétricos da marca Renault Twizy 80 estão disponíveis no principado, 24 horas por dia, sete dias por semana.

O departamento de Turismo também trabalha na implementação de uma frota de ônibus sem emissão de carbono até 2030. Um estudo de viabilidade desse projeto já está em andamento e destacará as diferentes tecnologias e cenários, além dos impactos organizacionais, ambientais e financeiros.

Ainda no campo do transporte, as lideranças turísticas da cidade informaram que buscam reduzir o tráfego de carros em 20% ao mesmo tempo que incentivam o uso de veículos como bicicletas, fomentando a utilização de aplicativos que alugam bikes, por exemplo.

ENERGIA RENOVÁVEL
A produção de energia é outro ponto presente no bojo de ações do Visit Monaco. Nesse âmbito, o cronograma pretende aumentar a produção de energia renovável, sobretudo de energia solar. Para isso, é cada vez mais comum a presença de painéis solares fotovoltaicos e painéis solares térmicos em imóveis da cidade.

“Enquanto os painéis fotovoltaicos convertem os raios solares em eletricidade e podem ser vistos nos telhados de escolas, prédios e escritórios de Mônaco; os painéis solares térmicos, que transformam a energia dos raios solares em aquecimento de água, são usados no complexo de piscinas do país. Atualmente, 18 construções de Mônaco estão equipadas com painéis fotovoltaicos ou térmicos”, informou o comunicado.

Também está no plano a criação de energia térmica do oceano. “Enquanto a temperatura do ar possui grande variação, dependendo das estações, o mar possui uma temperatura relativamente estável durante todo ano. Com a tecnologia de bombear o calor da água do mar, é possível aquecer ou resfriar edifícios e piscinas”, afirmou nota.

OUTRAS INICIATIVAS
Eliminar o uso de plástico e de aquecedores a óleo também está nos planos.

Desde janeiro de 2020, pratos, talheres e copos plásticos descartáveis estão proibidos no Principado. Essa medida segue as práticas já implantadas como o fim do uso de sacolas plásticas e de canudos descartáveis nos anos de 2016 e 2019, respectivamente.

E até o final de 2021, a energia térmica do oceano será a fonte de energia predominante, já que é renovável e muito utilizada em Mônaco. Hoje são mais de 80 bombas de calor de água salgada em operação no Principado.