Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

P&D

Modelo de inovação secundária inova empresas

Modelo destaca o papel significativo das empresas no sistema de construção do conhecimento e inovação.

Atualmente as empresas têm desempenhado um papel importante no desenvolvimento econômico da China e cada vez mais se tornam, a principal força de pesquisa e inovação. Diferente de alguns trabalhos relatados sobre a politica e estrategia de inovação em países desenvolvidos, o modelo evolucionário da inovação secundária, baseados nas praticas de inovação das empresas chinesas, destaca o papel significativo das empresas no sistema de construção do conhecimento e inovação, e abre a caixa preta para o conhecimento do processo organizacional dinamico para o aprendizado, acumulo de conhecimento e construção de competências.

Além disso, uma vez que as empresas são consideradas como sistemas abertos e de um trabalho importante de aprendizagem organizacional para responder rapidamente em ambientes com constantes mudanças, as interações entre os sitemas de inovação interno e externo das empresas também são destacados no modelo.

Em resumo, o modelo de inovação secundária fornece um quadro analítico útil para a melhor compreensão dos sistemas de micro-nível de aprendizagem, inovação, e construção do conhecimento nos países em desenvolvimento.

Para conhecer o trabalho, desevolvido pelos pesquisadores Chineses Xiaobo Wu e Guannan Xu, com mais detalhes, na versão Inglês acesse Labex Korea.