Modelo de inovação secundária inova empresas
Atualmente as empresas têm desempenhado um papel importante no desenvolvimento econômico da China e cada vez mais se tornam, a principal força de pesquisa e inovação. Diferente de alguns trabalhos relatados sobre a politica e estrategia de inovação em países desenvolvidos, o modelo evolucionário da inovação secundária, baseados nas praticas de inovação das empresas chinesas, destaca o papel significativo das empresas no sistema de construção do conhecimento e inovação, e abre a caixa preta para o conhecimento do processo organizacional dinamico para o aprendizado, acumulo de conhecimento e construção de competências.
Além disso, uma vez que as empresas são consideradas como sistemas abertos e de um trabalho importante de aprendizagem organizacional para responder rapidamente em ambientes com constantes mudanças, as interações entre os sitemas de inovação interno e externo das empresas também são destacados no modelo.
Em resumo, o modelo de inovação secundária fornece um quadro analítico útil para a melhor compreensão dos sistemas de micro-nível de aprendizagem, inovação, e construção do conhecimento nos países em desenvolvimento.
Para conhecer o trabalho, desevolvido pelos pesquisadores Chineses Xiaobo Wu e Guannan Xu, com mais detalhes, na versão Inglês acesse Labex Korea.
Assuntos do Momento

Petrobras faz avaliação ambiental na Bacia de Campos para parque eólico offshore
O projeto em avaliação consiste em parque com capacidade de geração de 4 gigawatts (GW)
Produção de energia eólica offshore tem potencial de US$ 200 bilhões
“Seremos país exportador de energia e de combustíveis”, disse Joaquim Leite, ministro do Meio Ambiente

Brasil atinge 1 milhão de usinas solares em telhados de casas, empresas, indústrias e terrenos
O levantamento, realizado pelo Meu Financiamento Solar, com base em dados da ANEEL, revela que 77,7% das placas fotovoltaicas estão instaladas em residências, 12,3% em comércios e 7,7% no setor rural

Energia solar global dobra em três anos
A fonte solar acaba de ultrapassar a marca de 1 terawatt (TW) de potência instalada e pode dobrar em quatro anos

Energia renovável precisa crescer 52% no Brasil, diz relatório da CDP América Latina
Maior participação na matriz energética ajudaria a evitar 21 bilhões de toneladas de gás carbônico na atmosfera até 2050

Veja o ranking do estados com maior potência de energia solar
Minas Gerais lidera; São Paulo e Rio Grande do Sul completam o top 3