Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Energia

Ministério apresenta soluções energéticas para a Amazônia

Entre as atividades se destaca a produção da coleção denominada Soluções Energéticas para a Amazônia.

Na Região Amazônica, as longas distâncias, os obstáculos naturais, as dificuldades de acesso, a baixa densidade populacional, dificultam o atendimento de grande parte da população pelo sistema convencional de distribuição. Por outro lado, o atendimento alternativo, com sistemas térmicos a diesel, muito utilizados na Região, apresenta custos elevados associados à operação e manutenção e à logística de distribuição do combustível.

Para vencer as dificuldades de eletrificar as comunidades rurais isoladas da Amazônia, o Ministério de Minas e Energia (MME) promoveu, no âmbito do Programa Luz para Todos, com o apoio de recursos financeiros não reembolsáveis do Fundo Multilateral de Investimentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (Fumin/BID), uma série de atividades destinadas ao desenvolvimento e implantação de projetos de geração de energia elétrica de pequeno porte e a capacitação de profissionais, principalmente das concessionárias da Região, para a implantação de soluções energéticas alternativas a partir de fontes renováveis de energia.

Entre essas atividades se destaca a produção da presente coleção, denominada Soluções Energéticas para a Amazônia, constituída de cinco volumes, que abordam as seguintes tecnologias de geração de energia renovável: i) Pequenos Aproveitamentos Hidroelétricos; ii) Sistemas Híbridos; iii) Biodiesel e Óleo Vegetal in Natura; iv) Combustão e Gaseificação de Biomassa Sólida; v) uma versão resumida de todas as tecnologias descritas anteriormente, intitulada Tecnologias de Energias Renováveis.

Assim, essa iniciativa do MME, de difundir o conhecimento sobre tecnologias de geração de energia alternativas para atendimento de comunidades isoladas, busca construir o alargamento de opções para o futuro, prestigiando o conhecimento das opções locais. É outro enfoque, complementar às soluções concretas posta em marcha pelo Programa Luz para Todos (LPT).