Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Energia

Migração para o mercado livre de energia na região Sudeste cresce ainda mais em 2021

São Paulo e Minas Gerais correspondem a 50% do consumo em todo país; especialista da Esfera Energia - empresa de tecnologia que atua com gestão e comercialização de energia - comenta alta

Migração para o mercado livre de energia na região Sudeste cresce ainda mais em 2021

De acordo com um levantamento da CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica), mais de 1,5 mil agentes que representam cerca de  5,2 mil unidades consumidoras migraram para o Mercado Livre de Energia no ano passado. Os estados com maior consumo de energia dentro do ambiente de contratação livre estão localizados na região Sudeste-Centro/Oeste do Brasil. Apesar disso, também foi registrado crescimento em quase todos os outros estados, com maiores avanços em Santa Catarina (15%), Pará e Rio Grande do Sul (14%), Paraná e Espírito Santo (13%).

“Diante dos dados de janeiro, quando considerados os números por região, o Sudeste-Centro/Oeste do Brasil, acabou concentrando o maior consumo de energia dentro do ambiente de contratação livre, com destaque para São Paulo e Minas Gerais que juntos consomem 50% do consumo de todo o ACL”, conta Braz Justi, CEO da Esfera Energia. 

Braz ainda explica porque praticamente todo ano existe uma grande migração de consumidores da região Sudeste para o mercado livre de energia. “Só em 2020, por exemplo, houveram 1.329 migrações, por exemplo. E isso acontece porque são Estados que possuem muitas indústrias e empresas, que acabam optando pelos benefícios do Mercado Livre de Energia”, conclui.

Ainda segundo a pesquisa, houve um aumento de 9,1% do Ambiente de Contratação Livre (ACL), correspondendo a um número 4% maior relacionado a janeiro de 2020. Estima-se que 80% das indústrias brasileiras já negociam energia no Mercado Livre de Energia, ambiente de negócios onde vendedores e compradores podem negociar energia elétrica bilateralmente, permitindo que os consumidores contratem o seu fornecimento de energia elétrica diretamente das empresas geradoras e de comercializadoras.