Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Insumos

Mesmo com safra recorde, exportação de milho impulsiona preço interno

O impulso veio da maior competitividade do cereal brasileiro no mercado externo, que proporcionou também novo recorde de exportação de milho nacional.

Mesmo com safra recorde, exportação de milho impulsiona preço interno

A safra 2014/15 de milho foi recorde, apesar de receios no início do ano devido ao impacto da falta de chuvas em 2014. Mesmo com a oferta elevada, os preços do milho subiram sucessivamente no mercado interno. O impulso veio da maior competitividade do cereal brasileiro no mercado externo, que proporcionou também novo recorde de exportação de milho nacional.

De janeiro até a terceira semana de dezembro, foram embarcadas 27,1 milhões de toneladas, quantidade 31% superior à do mesmo período no ano passado e já acima do recorde de 26,6 milhões de toneladas alcançado em 2013, segundo dados da Secex. Na média das regiões acompanhadas pelo Cepea, a análise dos preços no mercado spot pode ser dividida em três períodos ao longo de ano.

No primeiro trimestre, tiveram sustentação devido às incertezas quanto à produção do milho primeira safra e condições climáticas adversas que poderiam prejudicar a segunda temporada. Já no segundo trimestre, os valores foram pressionados pelo bom desenvolvimento das lavouras e também porque a perda de produtividade do verão seria menor do que a esperada.

No segundo semestre, impulsionadas pela forte desvalorização do Real, as exportações dispararam e elevaram os preços de forma intensa. O Indicador ESALQ/BM&FBovespa, referente à região de Campinas (SP), subiu expressivos 26% no ano, em valores reais. Enquanto no primeiro semestre o Indicador acumulou perdas de 11%, no segundo semestre teve reação de 42,2%.