Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Embrapa

Maurício Lopes assume Embrapa e promete reforçar setor sucroenergético

Para Lopes, é preciso fortalecer o trabalho de pesquisa em monitoramento por satélite.

Maurício Lopes assume Embrapa e promete reforçar setor sucroenergético

O novo presidente da Embrapa, Maurício Lopes, tomou posse ontem(15/10) em cerimônia fechada, no gabinete do ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro. Em entrevista, Lopes afirmou que uma das ênfases da empresa, num processo de mudança iniciado há um ano, é reforçar seus portfólios de pesquisas em áreas críticas, consideradas importantes, como é o caso do setor sucroenergético.

Ele explicou que o principal pilar da pesquisa para o setor sucroenergético é o fortalecimento de pesquisas voltadas para a cana-de-açúcar e outras alternativas de matéria-prima que deem flexibilidade e aumentem a capacidade de solucionar a questão da produção limitada durante a entressafra, neste caso com o sorgo sacarino. Ele diz que o setor pode dar uma grande contribuição na busca de outras alternativas, pois o futuro está nas biorrefinarias e no uso de biomassa para as mais variadas finalidades, a “economia verde” e “química verde”.

Lopes também destacou que a empresa precisa desenvolver novas tecnologias para ampliar o conhecimento sobre a base de recursos naturais no país. “Temos que fortalecer o trabalho de pesquisa em monitoramento por satélite, em zoneamento. Precisamos, por exemplo, mapear as áreas de pastagens degradadas do Brasil, que são uma fronteira importante para nossa agropecuária, por exemplo, com sistema de integração lavoura, pecuária e floresta”.

Durante a cerimônia de posse, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, disse esperar que a gestão de Lopes marque uma aproximação entre a Embrapa e o Ministério.