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Biocombustível

Mato Grosso já produziu 11 milhões de litros de etanol de milho em 2014

Em 2014 o Estado já produziu 11 milhões de litros de etanol hidratado (para abastecer veículos flex), provenientes de 29 mil toneladas do grão.

Beaker of of ethanol and ears of corn shot on lightbox
Beaker of of ethanol and ears of corn shot on lightbox

A produção de etanol através do milho é uma das saídas diante a produção excedente e os preços baixos pagos no mercado disponível. Em 2014 o Estado já produziu 11 milhões de litros de etanol hidratado (para abastecer veículos flex), provenientes de 29 mil toneladas do grão. Investimento para transformar uma usina em flex, pra produzir etanol de milho e cana de açúcar, pode chegar a R$ 250 milhões.

De acordo com o Sindicato das Indústrias Sucroalcooleiras de Mato Grosso (Sindalcool-MT), existem duas usinas operando na modalidade flex, sendo uma em Campos de Júlio e outra em São José do Rio Claro.
“Quando e se for resolvido nosso problema de logística entendemos que todas as usinas aderirão ao milho. É uma excepcional opção, notadamente em um Estado campeão em produção e produtividade. Mas, assim como a ideia do milho surgiu em função da inexistência de logística competitiva para a sua comercialização, o etanol tem o mesmo problema. A vantagem do milho é que ele pode ser estocado e utilizado durante a entressafra da cana”, comenta o diretor executivo do Sindalcool-MT, Jorge dos Santos.
Santos comenta, ainda, que as maiores vantagens em se utilizar o milho para a produção de etanol é “a de otimizar a utilização da indústria durante a entressafra de cana e agregar valor a um produto agrícola do qual nosso Estado é o maior produtor”.

Operando a dois anos, incluindo a fase experimental, a Usimat, em Campos de Júlio opera entre 20 de abril e 20 de novembro com cana de açúcar e entre 25 de novembro e 15 de abril, com um intervalo de 15 dias em fevereiro para manutenção da caldeira, com a produção de etanol a partir do milho. A ideia de produzir etanol de milho na usina, segundo o gestor da Usimat, Sérgio Barbieri, surgiu pelo excesso de produção na região do cereal com preços abaixo de R$ 10 para a saca de 60 quilos, além de altos custos fixos, visto a safra da cana de açúcar durar sete meses apenas.
Além da Usimat, há a Libra que também produz etanol de milho.
Barbieri revela que foram investidos R$ 36 milhões para a construção da Usimat. “Com uma tonelada de milho se produz de 370 a 375 litros de etanol, além de produzir 200 quilos de DDGS, que é o farelo destilado e seco muito usado nos semiconfinamentos e confinamentos”, diz o gestor da Usimat, revelando que enquanto o etanol de cana de açúcar custa R$ 1,20 nas usinas o etanol produzido de milho custa apenas R$ 1,08.
O etanol de milho produzido na Usimat atende, diz Barbieri, especialmente Mato Grosso e na entressafra da cana de açúcar Amazônia e São Paulo. “O que trava a produção de etanol de milho no Brasil e Mato Grosso é que não há incentivos fiscais para você transformar a matéria in natura em produto industrializado”.
Saída
De acordo com o ex-presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho no Brasil (Aprosoja), Glauber Silveira, “se tivermos uma política de incentivo a usar etanol ao invés da gasolina isto viabilizaria já que o problema atual é o excedente de etanol em MT já que estamos consumindo mais gasolina que etanol, se isto mudasse rapidamente poderíamos consumir de 5 a 8 milhões de toneladas de milho para etanol, isto traria equilíbrio ao preço do milho e não precisaríamos exportar milho perdendo tanto dinheiro, sem falar que iríamos ter geração de empregos, impostos e um grande incentivo à produção de carnes mais competitivas”.
Um exemplo, de viabilidade da produção de etanol de milho é os Estados Unidos, aonde aproximadamente 50% do que o país produz do cereal é destinada a fabricação de etanol. Os Estados Unidos produzem cerca de 350 milhões de toneladas de milho. “O governo deu grande apoio para que fossem instaladas as indústrias de Etanol de milho e cereais nos EUA, afinal eles não queriam ficar dependentes só da gasolina e precisavam de um combustível renovável, sem falar que neste processo eles tiveram o DDGs que incentivou em muito o crescimento da indústria regional de carnes, o programa nos EUA é um sucesso”