Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Bioenergia

Mapeamento de potencial de geração termossolar

Empresa abriu licitação para aquisição e instalação de quatro estações solarimétricas para estudos de viabilidade técnica e financeira de plantas comerciais no MT.

Mapeamento de potencial de geração termossolar

Atenta às perspectivas de expansão da energia solar no Brasil, a Eletrobras Eletrosul se prepara para estudar o potencial de geração termossolar em grande escala, no Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. A empresa abriu licitação para aquisição e instalação de quatro estações solarimétricas para estudos de viabilidade técnica e financeira de plantas comerciais na região.

Com essa iniciativa, a Eletrobras Eletrosul se torna uma das primeiras empresas do setor elétrico brasileiro a prospectar investimentos em usinas solares de concentração – tecnologia difundida especialmente nos Estados Unidos e Espanha.

“A Eletrosul vem pesquisando e incentivando o desenvolvimento tecnológico da geração de energia a partir do sol há quase dez anos. Começamos com a fotovoltaica e, agora, queremos analisar a viabilidade de outras alternativas tecnológicas de geração, como a termossolar”, adiantou o diretor de Engenharia e Operação da Eletrobras Eletrosul, Ronaldo dos Santos Custódio, lembrando que os investimentos da empresa no segmento solar, em projetos já realizados e em andamento, somam mais de R$ 30 milhões.

Diferente da fotovoltaica, que faz a conversão direta da radiação em energia, a tecnologia termossolar ou CSP (sigla em inglês para energia solar concentrada) funciona nos moldes de uma usina térmica, usando o sol como combustível.

As estações solarimétricas serão instaladas junto de empreendimentos da Eletrobras Eletrosul. Uma delas ficará na área da usina hidrelétrica Passo São João, em Roque Gonzales, outra junto da conversora Uruguaiana, no município de mesmo nome, ambas no Rio Grande do Sul, e outra na área da usina hidrelétrica São Domingos, em Água Clara, no Mato Grosso do Sul. O quarto local de instalação ainda será definido.

Além da irradiação, a escolha das áreas para as estações levou em conta a disponibilidade de linhas de transmissão, de sistema próprio de telecomunicação de alta capacidade (para envio dos dados das medições) e de recursos hídricos (a usina solar de concentração depende de água para seu funcionamento).

Cada estação solarimétrica reunirá equipamentos para medição da radiação (direta, total e difusa), além de outras variáveis que podem interferir na produtividade de uma usina fotovoltaica ou solar concentrada, como, por exemplo, direção e intensidade dos ventos, temperatura ambiente e regime de chuvas. As estações terão, ainda, painéis fotovoltaicos ligados a um banco de baterias para autonomia na alimentação de energia.

Os dados coletados nas estações solarimétricas serão armazenados em um dispositivo eletrônico (datalogger) e transmitidos para a sede da Eletrobras Eletrosul, em Florianópolis, em Santa Catarina, onde os técnicos farão, com ajuda de um software, o processamento e leitura das informações.

Ainda não há no Brasil nenhuma norma que estabeleça o tempo de medição necessário para viabilizar uma usina de geração solar. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) colocou o tema em consulta pública, em maio, para obter subsídios e definir as condições e procedimentos para autorizar a implantação de centrais geradoras desse tipo.

Pesquisas e investimentos – A primeira iniciativa da Eletrobras Eletrosul no segmento de geração solar ocorreu em 2004, quando a empresa participou de pesquisa desenvolvida pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) para montagem de painéis fotovoltaicos com tecnologia nacional. Em seguida, implantou em sua sede, em Florianópolis, um projeto-piloto de geração fotovoltaica (12 kilowatts), que serve como uma planta de demonstração e estudos. A produção de energia elétrica atende parte do consumo do edifício. Atualmente, a Eletrobras Eletrosul está implantando, também em sua sede, o Projeto Megawatt Solar (1 megawatt) – a primeira usina fotovoltaica de grande porte integrada a um prédio público, com investimento de R$ 9 milhões.

O início da operação está previsto para o segundo semestre.

Pregão eletrônico – A licitação para fornecimento e instalação – das estações solarimétricas será na modalidade de pregão eletrônico. As empresas terão até as 10h do dia 16 de julho para apresentar suas propostas, que serão abertas nessa mesma data e horário. O início da sessão de disputa de preço será também no dia 1º de julho, às 14h.

O aviso de licitação e o edital completo, contendo as instruções, especificações técnicas e condições para participação, estão disponíveis na página da Eletrobras Eletrosul na internet e na página do Banco do Brasil (Licitações).