Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Externo

Mapa retoma negociação para conquista de novos mercados

A viagem de duas semanas prevê tratativas para abertura de mercado com a Arábia Saudita, Emirados Árabes, Índia e China.

Mapa retoma negociação para conquista de novos mercados

A ministra da Agricultura, Abastecimento e Pecuária, Kátia Abreu, participa na próxima semana do IV Fórum Empresarial Países Sul-Americanos e Árabes, em Riade, na Arábia Saudita. Nessa viagem à Ásia, a ministra visitará também a China, onde retoma as negociações para a abertura de novas plantas frigoríficas para a exportação de carne bovina. A viagem de duas semanas prevê tratativas para abertura de mercado com a Arábia Saudita, Emirados Árabes, Índia e China.

O IV Fórum Empresarial Países Sul-Americanos e Árabes ocorrerá nos dias 8 e 9 de novembro, em Riade. Esses dois dias de reuniões antecedem a Cúpula América do Sul-Países Árabes (Aspa), nos dias 10 e 11 do próximo mês. Durante o fórum, serão apresentados painéis para a troca de informações comerciais e oportunidade de investimento entre países árabes e sul-americanos.

A segunda etapa da viagem incluiu Emirados Árabes Unidos, onde a ministra deve se encontrar com autoridades e empresários do setor agrícola, na capital Abu Dhabi.

Índia e China

No dia 13, ela estará em Nova Délhi (Índia), onde tem encontro marcado com o setor privado e órgãos oficiais da área de comércio, indústria e agricultura. Nos encontros bilaterais, a ministra Kátia Abreu deve conversar sobre a ampliação do acordo de Preferências Tarifárias Mercosul- Índia.

No dia 17 de novembro, está previsto seu deslocamento para Pequim, China. Com os chineses, a ministra retoma as negociações para a abertura de novas plantas frigoríficas brasileiras. Em maio deste ano, os chineses liberaram a exportação de carne bovina para a China, que estava sob embargo desde 2012.

Ministra trata de cooperação agropecuária com embaixadora dos EUA

A ministra Kátia Abreu (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) recebeu nesta quarta-feira (28) a embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Liliana Ayalde, para tratar das diversas frentes de cooperação na área da agropecuária entre as duas nações.

A embaixadora parabenizou o Mapa pela aprovação da resolução brasileira proposta à Junta Interamericana de Agricultura (JIA) para criação de um grupo de trabalho com o objetivo de melhorar as capacidades dos países do continente na avaliação de riscos sanitários e fitossanitários.

A aprovação ocorreu na semana passada, durante reunião dos 34 ministros da Agricultura das Américas, promovida pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).

Kátia Abreu também agradeceu o apoio norte-americano durante a reunião da JIA e reiterou a importância se de criar uma Plataforma de Gestão Agropecuária única entre todos os países da América. “Avaliamos que as prioridades na área de defesa agropecuária são a análise de risco, a criação dessa plataforma única e a harmonização sanitária e fitossanitária”, afirmou. “Somente assim, poderemos ampliar de fato o comércio interamericano”, completou a ministra.

Carne bovina in natura

As duas comentaram os avanços do processo para venda de carne bovina in natura entre os dois países. Uma missão norte-americana deverá visitar o Brasil em novembro para inspeções, passo necessário para a abertura efetiva daquele mercado ao produto brasileiro. “Estamos avançando muito bem no processo da carne, isso é muito bom”, disse a embaixadora.

Kátia Abreu e Liliana Ayalde falaram sobre o auxílio oferecido pelos Estados Unidos ao grupo de trabalho que elabora a Lei Plurianual Agrícola brasileira. A ministra afirmou que o Brasil poderá usar a legislação americana, chamada de Farm Bill, como base para a política de seguro agrícola, um dos principais itens que serão contemplados pela nova lei.

Entre os demais assuntos tratados na conversa, estão a Aliança para Inovação Agropecuária – plano do Mapa para alavancar a pesquisa no campo –, as metas que serão discutidas na Conferência do Clima (Cop 21), em Paris, e o trabalho do Comitê Consultivo Agrícola Brasil – EUA.