Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Comentário Avícola

Mais uma inovação para os produtores de frangos - por Valmor Ceratto

Artigo aborda alternativa para aquecimento dos lotes de pintainhos durante as primeiras semanas.

Mais uma inovação para os produtores de frangos - por Valmor Ceratto

A corrida em busca de: melhores performances na avicultura, menores custos de produção, melhor comodidade operacional e facilidades para o tratador, fizeram com que se criasse mais uma alternativa para aquecimento dos lotes de pintainhos durante as primeiras semanas.

 Está se expandindo e com muita propriedade um sistema de aquecimento onde se usa pó de serra peletizada como fonte de calor, substituindo a lenha, ou o gás.

  O aquecimento a gás é pratico, porem de alto custo e de aquecimento direcionado. O aquecimento a lenha mais usado na região sul devido a disponibilidade está ficando oneroso e muito trabalhoso, elevando os custos de mão de obra.

 O aquecimento inovador com pellets esta tomando proporção interessante devido a facilidade operacional de abastecimento das máquinas especiais para este fim. Este abastecimento é somente uma vez por dia. Para tanto estão no mercado maquinas centrais de aquecimentos especiais para uso deste produto. Com isso otimiza o consumo e produz um poder de aquecimento muito bom.

 Testes feitos demonstram que uma tonelada de pellets substitui 10 toneladas de lenha, com custos semelhantes. Está aí uma oportunidade de proporcionar ao granjeiro mais conforto e com isso aumentar seu poder de cuidar mais aves, consequentemente o granjeiro e proprietário ganhar um pouco mais de receita.

 Outra vantagem que está se observando é que se necessita alimentar a máquina somente uma vez por dia e ela faz automaticamente o abastecimento de acordo com a necessidade de queima, tendo assim maior uniformidade de aquecimento durante todo o dia, inclusive a noite, que é as grandes dificuldades de mão de obra com atenção.

 Enfim é a avicultura com suas dificuldades nas granjas criando oportunidades para sobreviver e melhorar os resultados.

 Estou muito otimista com esta ideia.

Valmor Ceratto
Técnico Agropecuário
Bacharel em Administração Rural
Pós Graduado em Avicultura
MBA em Gestão de Agronegócios
Avicultor, Escritor e Consultor de avicultura.