Maior parque eólico offshore do mundo já começou a produzir energia
Hornsea 2 tem área de 462 km² e terá capacidade de produção superior a 1,3 gigawatts quando estiverem montadas todas as 165 turbinas
A empresa dinamarquesa de energia Orsted acaba de confirmar que o parque eólico offshore Hornsea 2 produziu a primeira energia, o que representa um marco muito significativo neste complexo situado em águas a cerca de 89 quilómetros da costa leste do Reino Unido.
O Hornsea 2 apenas ficará totalmente operacional durante o ano de 2022, quando forem instaladas todas as turbinas. Nessa altura, e de acordo com a Orsted, será o maior parque eólico offshore do mundo.
Este novo parque eólico marítimo tem uma área de implantação considerável de 462 km². Será composto por 165 turbinas da Siemens Gamesa, com uma capacidade de mais de 1,3 gigawatts.
Estará apto a fornecer energia a mais de 1,3 milhões de casas, o que lhe permitirá ostentar o título de maior instalação do género em todo o mundo, que ainda pertence ao Hornsea 1. Em conjunto, os dois projetos serão capazes de fornecer energia suficiente para mais de 2,3 milhões de lares, assegura a Orsted.
Ao nível da produção de energia em parques eólicos offshore, o Reino Unido e a União Europeia estão bem lançados. Os primeiros estimam uma capacidade de 40 GW até 2030, ao passo que o organismo europeu tem como alvo 300 GW de capacidade por volta de 2050.
Os Estados Unidos, pelo contrário, estão mais atrasados. A sua primeira instalação eólica offshore, o Parque Eólico Block Island, de 30 MW de capacidade, apenas iniciou operações comerciais no final de 2016. Contudo, a situação pode vir a inverter-se, já que entidades governamentais revelaram que pretendem lançar um projeto eólico offshore de 30 GW de capacidade até 2030.
Assuntos do Momento

Petrobras faz avaliação ambiental na Bacia de Campos para parque eólico offshore
O projeto em avaliação consiste em parque com capacidade de geração de 4 gigawatts (GW)
Produção de energia eólica offshore tem potencial de US$ 200 bilhões
“Seremos país exportador de energia e de combustíveis”, disse Joaquim Leite, ministro do Meio Ambiente

Brasil atinge 1 milhão de usinas solares em telhados de casas, empresas, indústrias e terrenos
O levantamento, realizado pelo Meu Financiamento Solar, com base em dados da ANEEL, revela que 77,7% das placas fotovoltaicas estão instaladas em residências, 12,3% em comércios e 7,7% no setor rural

Energia solar global dobra em três anos
A fonte solar acaba de ultrapassar a marca de 1 terawatt (TW) de potência instalada e pode dobrar em quatro anos

Energia renovável precisa crescer 52% no Brasil, diz relatório da CDP América Latina
Maior participação na matriz energética ajudaria a evitar 21 bilhões de toneladas de gás carbônico na atmosfera até 2050

Veja o ranking do estados com maior potência de energia solar
Minas Gerais lidera; São Paulo e Rio Grande do Sul completam o top 3