Maior fazenda solar flutuante do mundo está em funcionamento na China
A planta de Anhui tem capacidade para abastecer totalmente uma pequena cidade
A usina é baseada em uma área subsidiada de mineração que é inundada devido ao clima chuvoso com profundidade de água variando de 4 a 10 metros em Huainan, uma cidade rica em carvão na província de Anhui no sul da China.
Por possuir água seriamente mineralizada e sem vida, o local ficou degradado e sem valor. “A usina não só faz pleno uso desta área, reduzindo a demanda por terras, mas também melhora a geração devido aos efeitos de resfriamento da superfície”, explicou um profissional do governo local.
Para se ter ideia da dimensão do projeto, a antiga maior fazenda flutuante do mundo, localizada no Reino Unido, tem capacidade de 6.3MW (veja aqui). O Japão também planeja uma usina flutuante que irá produzir 13.7MW, ficando ainda muito atrás da chinesa.
O ar mais frio na superfície ajuda a minimizar o risco de superaquecimento dos painéis solares. Como resultado, a diminuição no seu desempenho é reduzida. Segundo a Sungrow, fornecedora dos inversores, transformadores e quadros elétricos, todo o sistema são resistentes à umidade, para que possam funcionar com plantas de energia flutuantes.
Apesar de ser uma dos países mais poluídos do planeta, a China vem investindo fortemente em energia renovável e já é a maior geradora de energia solar do mundo.
Assuntos do Momento

Petrobras faz avaliação ambiental na Bacia de Campos para parque eólico offshore
O projeto em avaliação consiste em parque com capacidade de geração de 4 gigawatts (GW)
Produção de energia eólica offshore tem potencial de US$ 200 bilhões
“Seremos país exportador de energia e de combustíveis”, disse Joaquim Leite, ministro do Meio Ambiente

Brasil atinge 1 milhão de usinas solares em telhados de casas, empresas, indústrias e terrenos
O levantamento, realizado pelo Meu Financiamento Solar, com base em dados da ANEEL, revela que 77,7% das placas fotovoltaicas estão instaladas em residências, 12,3% em comércios e 7,7% no setor rural

Energia solar global dobra em três anos
A fonte solar acaba de ultrapassar a marca de 1 terawatt (TW) de potência instalada e pode dobrar em quatro anos

Energia renovável precisa crescer 52% no Brasil, diz relatório da CDP América Latina
Maior participação na matriz energética ajudaria a evitar 21 bilhões de toneladas de gás carbônico na atmosfera até 2050

Veja o ranking do estados com maior potência de energia solar
Minas Gerais lidera; São Paulo e Rio Grande do Sul completam o top 3