Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Cooperativa

Maior cooperativa de geração de energia do Brasil começa a produzir em Manaus

Nova Usina Compartilhada iniciou a operação e já está conectada à rede da concessionária local no Amazonas

Maior cooperativa de geração de energia do Brasil começa a produzir em Manaus

A nova usina compartilhada construída pela Expertise Energia será inaugurada no próximo domingo (11), as 10h, e representa uma inovação no mercado com a inclusão de consumidores que moram em apartamentos e até imóveis alugados.

Em Manaus, a Usina Solar Compartilhada é gerida por uma cooperativa que permite a negociação de cotas, criando, assim, um ativo de investimento que tem seu valor associado à tarifa de energia e sua variação. O projeto é ideal para quem mora em condomínios e outros imóveis comerciais que não possuem condições técnicas para implantar um gerador solar.

Além desse aspecto, o projeto se destaca ainda por sua portabilidade, permitindo ao proprietário mudar de endereço e continuar recebendo os créditos da geração de suas cotas em sua unidade consumidora. Outro aspecto importante é a manutenção que é executada de forma regular, garantindo o melhor desempenho da unidade de produção. O sistema se difere dos geradores de telhado que exigem um envolvimento direto do proprietário em limpezas, pelo menos, semestrais, além de possíveis falhas em equipamentos.

A Usina Solar Compartilhada está localizada no km 23 da Rodovia AM-010, no Ramal Frederico Baird, e possui 2880 painéis, sendo o maior projeto de energia alternativa do Amazonas, um dos maiores do Norte do Brasil.