Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Dia Internacional da Mulher

Lugar de mulher é onde ela quiser!

Uma homenagem da Gessulli Agribusiness a todas as mulheres que querem estar no campo ou no escritório, em casa ou na estrada, dançando ou lendo um livro, trabalhando ou viajando ...

Lugar de mulher é onde ela quiser!

Fruto de lutas diárias e trabalho, o respeito a Mulher é a homenagem mais valiosa para todos os dia.

Parabéns a todas as mulheres!

Uma homenagem da Gessulli Agribusiness

Fruto de lutas diárias e trabalho, o respeito a Mulher é a homenagem mais valiosa para todos os dia. Parabéns a todas as mulheres!

Dia Internacional da Mulher

Dia Internacional da Mulher é um marco nas reivindicações e lutas femininas por igualdade. A data, 8 de março, foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, relacionada a uma proposta feita, em 1910, pela líder feminista alemã Clara Zetkin, durante o 2º Congresso Internacional de Mulheres Socialistas para lembrar operárias mortas durante um incêndio que ocorreu em uma fábrica em Nova York, em 1857.

De acordo com a antropóloga da Universidade de Brasília (UnB) e mestre em estudos da mulher, pela UAM-X México, Elisa Matos, a data é um importante avanço para o movimento feminista. 

“Essa data é importante ao movimento feminista, porque foi uma forma de unificar as lutas que estavam acontecendo em vários países desde o começo de século”, ressaltou. “

A ideia da existência de um dia internacional da mulher foi inicialmente proposta na virada do século XX, durante o rápido processo de industrialização e expansão econômica que levou aos protestos sobre as condições de trabalho. Na época, houve incorporação da mão-de-obra feminina, em massa, na indústria.

Em 1977, a Assembleia Geral aderiu como base uma resolução sobre o dia das Nações Unidas para os Direitos das Mulheres e a Paz Internacional. O documento proclamava a comemoração da data pelos Estados-Membros em qualquer dia do ano, de acordo com as suas traduções históricas e nacionais.

 Ter uma data para reivindicações específicas pelos direitos das mulheres, como a busca por melhores condições de trabalho, salários equânimes, direito ao voto, combate à violência contra a mulher, entre outras pautas, é muito importante. Todo esse processo é conquistado com muita luta”, completou a especialista. 

Para a ONU, o dia Internacional das Mulheres tem ganhado uma nova dimensão mundial para as mulheres nos países desenvolvidos e em desenvolvimento. A ampliação do movimento, que tem como base quatro Conferências Mundiais da ONU sobre o público feminino, contribuiu para a promoção dos direitos da mulher e a sua participação nas esferas política e econômica. Fonte: Portal Brasil