AveSui2021
AveSui Biocombustível Bioenergia Biomassa América Latina Comentário B&B Economia Empresas Exportação Eventos e Cursos Geral Insumos Meio Ambiente Pesquisa e Desenvolvimento Sustentabilidade Tecnologia Revista Todos os Vídeos TV Gessulli no YouTube Edições Revista Digital Anuncie
Biocombustível

L'Oréal estimula uso de biometano e busca transporte sustentável no país

Multinacional busca parceiros com propostas sustentáveis

Valor
15-Out-2020 08:14

Há sete anos, a francesa Maya Colombani, diretora de sustentabilidade da L'Oréal Brasil e sua equipe têm se dedicado a encontrar meios de reduzir o impacto das emissões de poluentes no transporte dos produtos de beleza que a multinacional fabrica no país. O trabalho ganhou impulso há um ano, quando surgiu a ideia de estimular as empresas de transporte a usar veículos que possam ser abastecidos com biometano.

O biometano é um biocombustível que resulta do processamento do biogás, obtido a partir de resíduos orgânicos da agricultura, como o bagaço da cana de açúcar, cascas de laranja e ovos, ou resíduos de aterros sanitário.

Há exatamente um ano, a Scania iniciou as vendas de sua nova linha de caminhões movidos a gás natural ou biometano, resultado, em grande parte, do plano de investimento de R$ 2,6 bilhões, para o período de 2016 a 2020. Segundo a montadora, o Brasil tem potencial de produzir biometano para substituir 44% do óleo diesel ou cerca de 70% do gás natural consumido no país.

O início das entregas estava previsto para março. Mas a pandemia mudou os planos. A produção foi suspensa e a fábrica, em São Bernardo do Campo (SP), ficou fechada até 27 de abril.

A pandemia ajudou, no entanto, a amadurecer conversas, parcerias e descobertas. Rodrigo Navarro, da RN Express, uma das transportadoras dos produtos da L’Oréal, percebeu que o acesso ao Rio de Janeiro, pela Via Dutra, oferece uma das melhores bases de abastecimento de biometano, graças à produção desse biocombustível a partir de um aterro.

Navarro concluiu que a localização era estratégica para o combustível que oferece 90% de redução nas emissões de dióxido de carbono ser testado no transporte entre a fábrica da L’Oréal, em Jaraguá (SP), e seu centro de distribuição, localizado no Rio. “Saio de São Paulo com GNV e volto com Biometano”, destaca Navarro.

AveSui2021_dentro

O projeto-piloto nessa rota ajuda no plano de logística verde idealizado por Colombani. A executiva tratou, no entanto, de verificar, ao mesmo tempo, se o aterro oferecia qualidade ambiental e também social. “Valorizamos o parceiro que nos traz propostas sustentáveis”, destaca a executiva.

Encantada com a possibilidade de transformar lixo em energia, a executiva afirma que a empresa estuda, agora, outras formas de usar esse tipo de biocombustível. O trabalho para alcançar um transporte mais sustentável é longo. A L’Oréal opera hoje com 28 transportadoras. Dois caminhões que podem usar biometano já estão sendo usados e outros três estão a caminho. “Temos que reinventar o transporte”, afirma Colombani.

Mas enquanto as iniciativas do poder público não vêm a iniciativa privada junta forças para buscar seus próprios caminhos.

A companhia francesa analisa, também, formas de expandir o abastecimento do biometano. Segundo o gerente de transportes da L'Oréal, Renan Loureiro, uma das alternativas é criar postos de abastecimento dentro das próprias transportadoras. Para Navarro, da RN, o óleo diesel está com os dias contados. Mas ainda vai demorar. Mesmo assim, seu plano é, daqui a cinco anos, transformar sua empresa numa das transportadoras mais sustentáveis do país. “Tentamos oferecer um diferencial num segmento bastante competitivo”.

O empresário não imaginava que a busca por novos combustíveis tomaria esse rumo quando em 1996 ele e a esposa decidiram fundar uma transportadora a partir de um único caminhão.

Com uma frota de 150 veículos próprios e mais 200 terceirizados, hoje essa transportadora de Guarulhos (SP) atende, principalmente, multinacionais. São justamente as que mais inspiram Navarro a investir em sustentabilidade. Hoje, até caminhão elétrico para uso urbano ele tem na frota.

Assuntos do Momento

Avança a cooperação técnica entre a Castrolanda e as Nações Unidas
14 de Janeiro de 2021
Energia limpa

Avança a cooperação técnica entre a Castrolanda e as Nações Unidas

Cooperativa, através do Setor de Energia, tem buscado alternativas sustentáveis com relação ao desenvolvimento do biogás em suas regiões de atuação.

Governo vai lançar plano para incentivar fontes alternativas de energia no campo
18 de Janeiro de 2021
Incentivo

Governo vai lançar plano para incentivar fontes alternativas de energia no campo

Uso do biogás e energia solar serão estimulados para reduzir passivo ambiental e custos dos produtores

AveSui2021_dentro
Nordex fecha venda de turbinas para parque eólico da Statkraft no Brasil
14 de Janeiro de 2021
Energia eólica

Nordex fecha venda de turbinas para parque eólico da Statkraft no Brasil

A Nordex disse que o negócio fechado junto à Statkraft envolverá turbinas eólicas de seu modelo N163/5.X que somarão capacidade total de 518,7 megawatts.

Siemens Gamesa e Siemens Energy inauguram uma nova era de produção offshore de hidrogênio verde
14 de Janeiro de 2021
Hidrogênio Verde

Siemens Gamesa e Siemens Energy inauguram uma nova era de produção offshore de hidrogênio verde

Iniciativa representa um passo importante para desenvolver um sistema em escala industrial capaz de produzir hidrogênio verde a partir de ventos offshore

ENGIE inicia implantação de Conjunto Eólico no Rio Grande do Norte
18 de Janeiro de 2021
Eólica

ENGIE inicia implantação de Conjunto Eólico no Rio Grande do Norte

O Conjunto Eólico Santo Agostinho tem investimento previsto da ordem de R$ 2,2 bilhões

Estudantes brasileiros desenvolvem app voltado à redução de emissão de carbono
18 de Janeiro de 2021
Inovação

Estudantes brasileiros desenvolvem app voltado à redução de emissão de carbono

Tecnologia brasileira é uma das finalistas do desafio Nasa Space Apps Challenge, competição da agência espacial americana para tecnologia e inovação

Mais assuntos do momento