Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Artigo

Liderança de Alta Performance no agronegócio - por Arnaldo de Sousa

Os recentes números da economia apontam para um início do próximo ano de estagnação. Leia artigo exclusivo.

Liderança de Alta Performance no agronegócio - por Arnaldo de Sousa

Os recentes números da economia apontam para um início do próximo ano de estagnação. Exportações em queda, importações em alta, dólar em alta, embora a demanda esteja aquecida, só que para commodities ou produtos básicos como carnes sofrem a concorrência de países mais estáveis economicamente. No agronegócio, a crise hídrica que ocorreu na maior parte de 2014, impactou na produção agropecuária e na configuração de preços dos insumos.

Temos um quadro desanimador no cômpito geral. Na fazenda ou na agroindústria, o sentimento é de angústia com inflação subindo acima do limite estabelecido, com Produto Interno Bruto (PIB) caindo gerando clima de indecisões e incertezas para onde seu planejamento deve apontar.

Provavelmente, você esteja se sentindo desse jeito, angustiado. Sem saber se realiza o investimento em aumento na produção, na armazenagem ou na comercialização, mesmo a FAO/ONU e o Governo brasileiro dizendo que o Brasil deve abastecer o mundo em 10, 20 ou 30 anos.

Eu proponho uma solução para que você fuja desse martírio do mercado, governo e trace seu próprio caminho. Assuma a direção da sua empresa ou de você mesmo e traça suas metas ambiciosas para 12 meses, 3 anos e cinco anos e quando precisar, reajuste.

Certezas Absolutas
Na minha palestra: Liderança de Alta Performance no Agronegócio eu falo dos quatro passos em que você pode se basear para atingir seus objetivos.
O primeiro: Certezas Absolutas.
Temos a Certezas Absolutas Negativas que geram Decisões Negativas, Ações Negativas e Resultados Negativos. Exemplo: Você entra numa concorrência achando que alguém já ganhou antes mesmo de abrirem os envelopes com as propostas.
Temos também as Certezas Limitantes que seguram você de passar para outro nível. Por exemplo: um vendedor que atingiu sua meta em 15 dias e relaxa. Ele deixa de faturar mais por conta de fixar sua meta.
Agora, temos a Certezas Absolutas Positivas que permeiam a mente do vencedor, do campeão, do líder de resultados sempre favoráveis. Você precisa entrar na onda das Certezas Absolutas Positivas e na minha palestra ensino como.

Controle Mental
Fixar as metas 20 ou 30% acima do seu objetivo, pois se seus colaboradores atingirem seu objetivo, o resultado será satisfatório. Temos vários exercícios que falo na minha palestra dirigida para líderes e empresários do agronegócio.

Comunicação Eficaz
O líder deve fazer um excelente processo de comunicação com sua equipe. O líder deve comprometer-se com seus liderados para que sua equipe o siga naturalmente. O líder deve ajudar para ser ajudado. Promover ajuda mútua de forma que todos estejam imbuídos no mesmo processo. O grande líder coopera com seus liderados. Sua equipe entende que sempre o líder vai colocar a mão na massa para resolver os problemas entre a equipe ou fora dela. Perguntar é a melhor forma de extrair do liderado ou do grupo um feedback seja de vendas ou dos processos internos.

Foco nos Resultados
O líder deve monitorar a equipe para estarem focadas no objetivo do grupo e da empresa. Na minha palestra realizo dinâmicas sutis e rápidas para que todos estejam prontos a assumir com engajamento o foco nos resultados.

Esses foram os quatro pontos e acredito que você esteja pronto pra entrar em 2015 com excelentes resultados porque você e sua empresa merecem estarem na liderança de mercado ou pelo menos perseguindo esse objetivo. E para ser líder de mercado você precisa estar feliz para dar um atendimento de excelência.

Mais informações no meu site: www.arnaldodesousa.com.br ou no meu e-mail: [email protected]
 
Dia 17 de dezembro vou realizar a palestra “HUMANIZAR PARA SE TRANSFORMAR EM 2015” na Ciesp de Cotia (km 26,5 da Rodovia Raposo Tavares, sentido Estrada do Embu).