Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Energia

Leilão para geração de energia em 2018 tem 68 inscritos, diz EPE

Capacidade instalada soma 7.552 MW entre termelétricas e hidrelétricas. Sinop já tem licença e deve ser a única hidrelétrica a participar do leilão.

Leilão para geração de energia em 2018 tem 68 inscritos, diz EPE

Comente agoraO primeiro leilão de energia para geração de energia capaz de abastecer o país em cinco anos vai ser realizado em 29 de agosto e tem 68 empreendimentos inscritos, informou nesta quarta-feira (10) a Empresa de Pesquisa Energética (EPE). A capacidade instalada do leilão A-5/2013 soma 7.552 megawatts (MW), entre termelétricas e hidrelétricas.

Entre as 12 hidrelétricas inscritas, a usina Sinop deverá ser a única a entrar neste primeiro leilão para 2018, segundo a EPE, pois já tem a licença ambiental prévia exigida no processo de habilitação técnica. O empreendimento, que terá potência instalada de 400 MW, fica no Rio Teles Pires, em Mato Grosso.

A maior parte dos outros projetos hidrelétricos cadastrados ainda não obteve a licença prévia para participar deste leilão, mas poderão ser incluídos no segundo leilão de energia A-5/2013, marcado para 13 de dezembro. Neste grupo está a UHE São Manoel, também no Rio Teles Pires, com 700 MW de capacidade instalada.

Os empreendimentos inscritos são 30 projetos de termelétricas a biomassa, 4 termelétricas a carvão, 2 termelétricas a gás natural, 20 pequenas centrais hidrelétricas e 12 hidrelétricas.

O estado que concentra a maior oferta de geração cadastrada para o leilão é o Rio Grande do Sul, com 1.488 MW entre térmicas a carvão e a gás. Já São Paulo é o estado com o maior número de projetos inscritos, com 13 térmicas a biomassa.