Leilão de A-3 este ano pode ser suspenso, afirma Aneel
Diante do cenário de sobrecontratação de energia, a perspectiva é que o leilão de energia A-3, com entrega no prazo de três anos, não ocorra mais neste ano, informou o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Nelson Hubner, após participar do XX Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica (Sendi).
As distribuidoras estão com sobra de energia porque muitos dos seus clientes migraram para o mercado livre, onde conseguem preços diferenciados por adquirirem energia de fontes renováveis, como de pequenas centrais hidrelétricas (PCH), usinas a biomassa e eólicas.
Também presente ao evento, o presidente da Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee), Paulo Pedrosa, reivindicou como solução para a sobrecontratação a permissão por parte da Aneel "de devolução do contrato" para as geradoras de energia.
Segundo a Abradee, há casos de distribuidoras que estão com 2,1% de sobra de carga contratada, próximo do limite de 3% determinado pela agência reguladora. A resposta de Hubner à proposta, no entanto, foi que "cabe à distribuidora a busca da eficiência na contratação e gestão da carga".
O diretor-geral da Aneel informou ainda que está previsto para o fim de novembro e início de dezembro a realização de um leilão de transmissão de energia. E a expectativa é de que as empresas que estão com o cronograma de instalação de linhas atrasado não poderão participar como sócias majoritárias na concorrência.
Assuntos do Momento

Petrobras faz avaliação ambiental na Bacia de Campos para parque eólico offshore
O projeto em avaliação consiste em parque com capacidade de geração de 4 gigawatts (GW)
Produção de energia eólica offshore tem potencial de US$ 200 bilhões
“Seremos país exportador de energia e de combustíveis”, disse Joaquim Leite, ministro do Meio Ambiente

Brasil atinge 1 milhão de usinas solares em telhados de casas, empresas, indústrias e terrenos
O levantamento, realizado pelo Meu Financiamento Solar, com base em dados da ANEEL, revela que 77,7% das placas fotovoltaicas estão instaladas em residências, 12,3% em comércios e 7,7% no setor rural

Energia solar global dobra em três anos
A fonte solar acaba de ultrapassar a marca de 1 terawatt (TW) de potência instalada e pode dobrar em quatro anos

Energia renovável precisa crescer 52% no Brasil, diz relatório da CDP América Latina
Maior participação na matriz energética ajudaria a evitar 21 bilhões de toneladas de gás carbônico na atmosfera até 2050

Veja o ranking do estados com maior potência de energia solar
Minas Gerais lidera; São Paulo e Rio Grande do Sul completam o top 3