Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Energia

Leilão de A-3 este ano pode ser suspenso, afirma Aneel

A perspectiva é que o leilão de energia A-3, com entrega no prazo de três anos, não ocorra mais neste ano.

Diante do cenário de sobrecontratação de energia, a perspectiva é que o leilão de energia A-3, com entrega no prazo de três anos, não ocorra mais neste ano, informou o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Nelson Hubner, após participar do XX Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica (Sendi).

As distribuidoras estão com sobra de energia porque muitos dos seus clientes migraram para o mercado livre, onde conseguem preços diferenciados por adquirirem energia de fontes renováveis, como de pequenas centrais hidrelétricas (PCH), usinas a biomassa e eólicas.

Também presente ao evento, o presidente da Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee), Paulo Pedrosa, reivindicou como solução para a sobrecontratação a permissão por parte da Aneel “de devolução do contrato” para as geradoras de energia.

Segundo a Abradee, há casos de distribuidoras que estão com 2,1% de sobra de carga contratada, próximo do limite de 3% determinado pela agência reguladora. A resposta de Hubner à proposta, no entanto, foi que “cabe à distribuidora a busca da eficiência na contratação e gestão da carga”.

O diretor-geral da Aneel informou ainda que está previsto para o fim de novembro e início de dezembro a realização de um leilão de transmissão de energia. E a expectativa é de que as empresas que estão com o cronograma de instalação de linhas atrasado não poderão participar como sócias majoritárias na concorrência.