Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Prêmio

Júri do 11º Prêmio Massey Ferguson de Jornalismo aponta os trabalhos selecionados para a final no dia 04 de outubro

Abordagem original, relevância para o agronegócio, dados, estrutura e até interatividade foram os diferenciais dos finalistas.

Nesta quarta-feira (19/09) os sete jurados do Prêmio Massey Ferguson escolheram os 3 finalistas das categorias revista, jornal, fotografia, TV, estudantes e MERCOSUL da edição de 2012. Entre quase 300 inscritos, 21 nomes foram selecionados. Os jurados destacaram o alto padrão dos trabalhos e a dificuldade em selecionar os melhores. Os finalistas se destacaram pela originalidade do tema, pesquisa, argumentação, relevância para o agronegócio, estrutura e até interatividade no caso de internet.

“Agradecemos a participação de todos os jornalistas que permitiram o recorde de inscrições este ano. Parabenizamos a todos pelo esforço, dedicação e contribuição ao agronegócio brasileiro”, afirma Eduardo Nunes, gerente de marketing e comunicações da AGCO para América do Sul.

Abaixo a lista de finalistas que concorrerão ao Prêmio Massey Ferguson de Jornalismo no dia 4 de outubro em Porto Alegre:

Categoria TV:

Wendell Rodrigues da Silva de João Pessoa (PB), com o trabalho “Ouro Paraibano” exibido no programa JRNews, da rede Record News, no dia 15 de junho de 2012.

Cesar Dassie de São Paulo (SP) com o trabalho “Estradas Rurais” exibido no programa Globo Rural, da rede Globo, no dia 20 de março.

Cesar Dassie de São Paulo (SP) com o trabalho Cabra leiteira na “Roliúde Nordestina exibido no programa Globo Rural, da rede Globo, no dia 24 de junho de 2012.

Categoria Fotografia:

Gladyston Rodrigues de Belo Horizonte (MG), com o trabalho  “Velho Chico – Novos Rumos” publicado no Estado de Minas no dia 01 de junho de 2012.

Valdemir Magalhães Cunha de São Paulo(SP), com o trabalho “Cacau temporão” publicado na revista Globo Rural no dia 20 de novembro de 2011.

Sergio Ranalli de Londrina (PR), com o trabalho “Em alta. Quem ainda não vendeu soja está comemorando” publicado no dia 5 de abril na Folha de Londrina.

Categoria Internet

Andriolli de Brites da Costa de Campo Grande, Mato Grosso do Sul (MS), com o trabalho “História da Raça: Nelore Pintado” publicado no portal Rural Centro no dia 8 de julho de 2011.

Luiz Silveira  de São Paulo (SP), com o trabalho “Tecnologia é chave contra fome” publicado no portal Sou Agro no dia 2 de fevereiro de 2012.

Paula Moura Carvalho de São Paulo (SP), com o trabalho “Compra antecipada de insumos confirma otimismo para expandir área” publicado em broadcast na Agência Estado.

Categoria Jornal

Luiz Silveira  de São Paulo (SP), com o trabalho “Agricultura busca saídas para manter ritmo de produtividade” publicado no jornal Brasil Econômico no dia 21 de fevereiro de 2012.

Gilvânia Teresinha Banker da Silva de Porto Alegre (RS), com o trabalho  “Carga tributária brasileira diminui competitividade com vizinhos do Mercosul” publicado no Jornal do Comércio no dia 21 de fevereiro de 2012.

Mauro Cesar Zanatta Alves de Brasília (DF), com o trabalho “Agroindústria privada ganha força na China” publicado no jornal Valor Econômico no dia 1º de setembro de 2011

Categoria Mercosul

Roderick Mac Lean de Buenos Aires, Argentina, com o trabalho “Las huellas de los alimentos” publicado no blog Faros Largos no dia 8 de julho de 2011.

Fernando Bertello de Buenos Aires, Argentina, com o trabalho “Diversificada e profesionalizada” publicado no jornal La Nación no dia 5 de novembro de 2011.

Fernando Bertello de Buenos Aires, Argentina, com o trabalho ” Al girasol ya no le quedan secretos” publicado no jornal La Nación no dia 3 de abril de 2012.

Categoria Revista

Denise Sauressig de Porto Alegre (RS) com o trabalho “Gestão O negócio rural em boas mãos” publicado na revista A Granja no dia 1º de setembro de 2011.

Ana Heloisa Ferrero de Campinas (SP) com o trabalho “O desafio da sucessão familiar rural” publicado na revista KLFF no dia 2 de janeiro de 2012.

Juliana Aparecida Tavares Leirião (SP) com o trabalho “Naufrágio dos Pioneiros” publicado na revista Biodiesel BR no dia 1º de dezembro de 2011.

Categoria Estudantes

Thaís Bianchin Goes de Nuporanga (SP) com o trabalho “Café orgânico: do cultivo à xícara – Desafio e paixão na arte de produzir grãos pra lá de especiais” publicado no dia 7 de julho de 2011.

Renan Pereira Oliveira de Salvador (BA) com o trabalho “Fiol: logística para o agronegócio crescer mais” publicado no dia 2 de janeiro de 2012.

Lucas Paschal Pinheiro de Florianópolis (SC) com o trabalho “Faroeste brasileiro em pauta” publicado no dia 9 de setembro de 2011.

São Paulo liderou o ranking de estados com o maior número de inscritos 37%, seguido pelo Rio Grande do Sul com 18% e, na terceira posição, Goiás com 9% dos jornalistas que estão concorrendo aos prêmios de R$10 mil. “O resultado é animador. Ano a ano o Prêmio consolida-se com o agronegócio brasileiro que bate recordes e torna-se referência mundial”, ressaltou Eduardo Nunes. “Graças ao importante trabalho dos jornalistas participantes, o Brasil é  reconhecido como a como uma das maiores potencias agrícolas mundiais” concluiu o gerente.

Corpo de jurados Prêmio Massey Ferguson 2012

Categoria Jornal: Luis Roberto Toledo – jornalista e ex-editor da Globo Rural

Categoria Revista: Carlos Henrique Carvalho – presidente executivo da Associação Brasileira das Agências de Comunicação (ABRACOM)

Categoria TV: Gislaine Balbinot – assessora de comunicação da ABAG (Associação Brasileira do Agronegócio)

Categoria Internet: Antonio Carlos Moreira – gerente de comunicação da ANDEF (Associação Nacional de Defesa Vegetal)

Categoria Fotojornalismo: Nilson Konrad – fotógrafo

Categoria Estudantes: Marisa Aparecida Bismara Regitano d’Arce  – professora do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição da ESALQ/USP;

Categoria Mercosul: Elton Weber – presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (FETAG)