Geral

Jornalista Larry Rohter lança o livro "Brasil em alta - a história de um país transformado"

Publicação é esclarecedora e altamente informativa sobre a moderna nação brasileira.

O jornalista norte-americano Larry Rohter, especializado em economias emergentes e autor do conhecido livro “Brazil on the Rise: The Story of a Country Transformed” está lançando no Brasil mais uma publicação. Escrito com a bagagem cultural de quem estuda o Brasil há cerca de 40 anos, mas também com a imparcialidade e isenção de que só um estrangeiro é capaz, o livro “Brasil em alta – a história de um país transformado”, pode ser considerado uma enciclopédia em um volume sobre o Brasil moderno.

Rohter discorre neste livro sobre a história, os costumes, a economia, o povo, a terra, os recursos naturais, a cultura e a política do Brasil, com especial destaque para as mudanças que, nos últimos 20 anos, transformaram um atrasado país agrícola, arruinado pela hiperinflação e pela ditadura militar, numa emergente potência industrial e oitava economia do mundo, escolhida para sediar a Copa e os Jogos Olímpicos, em 2014 e 2016, respectivamente. O jornalista também explica por que, apesar de todos esses avanços, esta terra de grandes contrastes e contradições ainda permanece enfraquecida por mazelas sociais que remontam aos tempos da colonização, como clientelismo, fisiologismo e corrupção, forças retrógradas de diversos aspectos da vida brasileira que não só não morreram, como continuam dirigindo os rumos da nação.

Na introdução do livro, Rohter – que já ministrou importantes palestras no País, como na AveSui 2011 realizada no mês de maio em Florianópolis (SC) – diz: “À medida que o Brasil se torna mais próspero, poderoso e capaz de exercer liderança, seu engajamento com o resto do mundo cresce, bem como o número de razões para que os demais países se importem com o que os brasileiros pensam e fazem. Porém, há muitos aspectos do comportamento brasileiro que são incompreensíveis para os estrangeiros. Por que o Brasil permite a devastação em grande escala da Amazônia, cuja riqueza como ecossistema em funcionamento é vital para todos nós se quisermos evitar o aquecimento global? Por que se ressente tanto diante de sugestões sobre como reduzir essa destruição, especialmente quando vindas dos Estados Unidos? Por que existe tanta violência em suas cidades grandes? Por que uma sociedade construída sobre noções de cordialidade parece fazer vista grossa às terríveis desigualdades baseadas em classe econômica e raça? Por que procurou frustrar os esforços do Conselho de Segurança da ONU no sentido de reprimir o programa nuclear do Irã?”

Uma leitura imperdível. Com informações da assessoria de imprensa da publicação.

Serviço:

Brasil em alta – a história de um país transformado

Autor: Larry Rohter
Tradutor: Paulo Schmidt e Wladir Dupont