Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sustentabilidade

JBS tem melhor desempenho socioambiental do Brasil

Companhia se destacou na categoria CDP Mudanças Climáticas e ficou entre as líderes da indústria de alimentos neste quesito

JBS tem melhor desempenho socioambiental do Brasil

As políticas de sustentabilidade da JBS obtiveram reconhecimento de destaque pela entidade global CDP (Driving Sustainable Economies), por ser uma das empresas brasileiras a apresentar resultados positivos no combate ao desmatamento e às mudanças climáticas e na gestão de recursos hídricos.

O CDP é hoje uma das principais plataformas globais para o acompanhamento das políticas corporativas de sustentabilidade das grandes empresas. Seu conteúdo é utilizado como fonte de informação para o mercado financeiro internacional, com o intuito de avaliar o risco ambiental das companhias. Atualmente, mais de 6,3 mil organizações de todo o mundo reportam seus dados ao CDP.

No resultado deste ano, a JBS se destacou na categoria CDP Mudanças Climáticas e ficou entre as líderes da indústria de alimentos neste quesito. O resultado foi obtido devido à implementação de ações como economia de energia, aumento no uso de combustíveis sustentáveis, eficiência logística da frota de caminhões da Companhia e o aumento da reciclagem de resíduos.

No CDP Florestas – ranking que faz a avaliação das políticas corporativas para prevenir o desmatamento da cadeia de valor das companhias –, a JBS figura entre as sete melhores empresas das 201 avaliadas em nível global. No Brasil, registrou o melhor desempenho das companhias analisadas, pois divulga as políticas de compra responsável de matéria-prima, aplicadas às principais commodities agrícolas (gado, soja e madeira), e que estão relacionadas com o desmatamento. Em especial, o Sistema de Monitoramento Socioambiental das Fazendas Fornecedoras de gado que seleciona fornecedores frente aos critérios socioambientais estabelecidos pela Companhia.

Na categoria CDP Água, a JBS se destacou por seu Programa de Gestão Sustentável de Água – criado para gerir e mitigar a exposição aos riscos hídricos -, e pelas inúmeras práticas de melhorias de processos em prol da eficiência hídrica e alternativas de reuso implantadas em suas unidades. Outro ponto de destaque foi a estrutura de governança da empresa, comandada por seu Comitê de Sustentabilidade (formada por líderes da JBS). Com essas ações, a Companhia conquistou nota “A-” da categoria Liderança, pontuação acima da média das demais empresas brasileiras.

“O reconhecimento do CDP é fundamental para avançarmos nas políticas e gestão corporativa de sustentabilidade. A JBS acredita que é possível reduzir ainda mais os impactos ambientais gerados na cadeia de valor dos produtos, por meio de projetos de ecoeficiência e engajamento de fornecedores”, diz Márcio Nappo, diretor de Sustentabilidade da JBS.

O evento

O CDP realizou nesta quinta-feira (30/11), no Teatro Vivo, na cidade de São Paulo, evento para reconhecer as empresas que se destacaram na edição 2017 do relatório. No encontro, foram divulgados os levantamentos globais dos programas (Água e Florestas), além do relatório da América Latina para Mudanças Climáticas.