Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Japão

Japão: pode enfrentar burocracia para aumentar a energia renovável

O Japão é o quinto maior emissor mundial de gases de efeito estufa

Wind generator and solar panel
Wind generator and solar panel

O Japão planeja reduzir o tempo de aprovação de projetos eólicos, abrir terras agrícolas abandonadas, aumentar a capacidade da rede e outras medidas para reduzir a burocracia que há décadas impede os esforços para trazer mais energia renovável à matriz energética.

As ações para reduzir a burocracia devem acelerar depois que o Japão, na quinta-feira, quase dobrou sua meta para 2030 de redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE), enquanto os líderes mundiais se reuniram para uma cúpula do clima patrocinada pelo presidente dos EUA, Joe Biden.

“Todo o governo trabalhará junto para tornar a energia renovável uma fonte de energia convencional”, disse o ministro do Meio Ambiente do Japão, Shinjiro Koizumi, na sexta-feira.

O Japão é o quinto maior emissor mundial de gases de efeito estufa. Para cumprir sua nova meta de reduzir as emissões em 46% até 2030 nos níveis fiscais de 2013, contra a meta anterior de 26%, o ministério buscará expandir o uso de energia solar em telhados, desenvolvimento mais rápido de energia geotérmica em parques nacionais e avaliação ambiental mais rápida para projetos de energia eólica, disse Koizumi.