Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Energia renovável

Janelas solares? Fique por dentro de algumas tecnologias renováveis que poderão revolucionar a geração de energia no futuro próximo

A geração de energia renovável vem ganhando novas tecnologias que podem revolucionar o mercado

Janelas solares? Fique por dentro de algumas tecnologias renováveis que poderão revolucionar a geração de energia no futuro próximo

Boa parte dessas tecnologias ainda estão em aprimoramento e não estão disponíveis em larga escala no mercado. Porém, algumas possuem o potencial de acabar com a nossa necessidade frenética em combustíveis fósseis. Veja abaixo as tecnologias mais promissoras.

Mares como fonte de energia
Outra grande forma de gerar energia são as turbinas e marés. Essa tecnologia usam a mesma tecnologia das turbinas eólicas, contudo, ao invés de usarem o vento para gerar eletricidade, esses equipamentos se aproveitam do movimento das marés.

Pintura que gera energia solar
Uma tecnologia que está em estudo e pode ser revolucionaria são as pinturas com capacidade de gerar energia. Muitos especialistas da indústria acreditam que está será a próxima grande novidade em termos de energia renovável.

Um dos exemplos de tecnologia solar são os chamados “pontos quânticos” que está sendo desenvolvido pela Universidade de Toronto. A ideia é usar semicondutores em nano escala para capturar a luz do sol e transformá-la em energia elétrica.

Janelas solares
Outra grande tecnologia que certamente irá ganhar o mercado nos próximos anos são as janelas solares. Esses dispositivos são equipamentos feitos com a mesma funcionalidade de uma janela convencional, contudo, elas são capazes de gerar energia solar.

Combustível de células de hidrogênio
Esta tecnologia aproveita a energia química do hidrogênio com uma forma de produzir energia de forma eficiente e limpa. As células usam o hidrogênio como uma fonte de combustível.