Itautec finaliza inventário

A partir do balanço dos gases emitidos em 2010, a empresa identificará as oportunidades para ampliar a performance e credibilidade do seu inventário.

A Itautec é reconhecida no mercado pelo seu pioneirismo em adotar políticas e processos que focam na responsabilidade socioambiental. Como parte desse compromisso, a empresa acaba de divulgar seu inventário de emissões de gases do efeito estufa de 2010. O destaque fica por conta da abrangência do relatório, que engloba a emissão dos prestadores de serviços.

“Adotamos o inventário como parte de nossas políticas de boas práticas. A partir deste levantamento, conseguiremos empreender ações mais assertivas para a integralidade e consistência do nosso inventário”, afirma Ricardo Bloj, vice-presidente de operações da Itautec.

Todo o trabalho se baseou na metodologia estabelecida pelo GHG Protocol (Greenhouse Gas Protocol) e pelo IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas) e teve por objetivo conhecer os impactos da operação da Itautec quanto às emissões dos gases de efeito estufa (GEE).

As emissões da empresa no ano passado totalizaram 157 mil toneladas de carbono equivalente (tCO2e). O inventário apresenta três quadros diferentes de emissão: escopo 1 refere-se às emissões diretas e , portanto, controladas pela empresa; escopo 2 são as emissões geradas a partir da energia elétrica comprada e consumida; e o escopo 3 refere-se às atividades indiretas da empresa que ocorrem em fontes que não pertencem ou não são controladas pela Itautec.

Dos gases emitidos no escopo 1 – equivalentes a 53,25% do total ou 84 mil toneladas -, 67,67% são emissões relacionadas às atividades de fontes estacionárias, sendo o restante referente às atividades de movimentação de empilhadeiras e veículos próprios.

Já os gases contabilizados no escopo 2 contribuem apenas com 0,36% do total de emissões ou 571 toneladas. As emissões de nível 3 foram responsáveis por 46,39% ou 72,9 mil toneladas do total e estão ligadas ao transporte e logística de bens e serviços por empresas terceirizadas.

Entre as medições, destacam-se também a participação de 798 toneladas de carbono equivalente oriundas da combustão de biomassa provenientes da utilização do etanol em fontes móveis próprias e terceirizadas e as 38 toneladas provenientes das emissões de viagens comerciais de avião.

A partir do inventário de 2010, a Itautec desenvolverá procedimentos para analisar o processo produtivo com o objetivo de aperfeiçoar a abrangência e exatidão dos dados utilizados para os cálculos de emissões. “Atuaremos na consolidação dos dados, identificando os riscos e oportunidades envolvendo o gerenciamento de emissões dos gases de efeito estufa”, afirma Bloj.

Além disso, a Itautec solicitará aos seus operadores logísticos que passem a adotar veículos movidos a biodiesel ou etanol, a fim de diminuir as emissões indiretas. O inventário de carbono faz parte do balanço das emissões de todas as empresas do grupo Itaúsa, do qual a Itautec faz parte.

Perfil – A Itautec é uma empresa 100% nacional, com mais de 30 anos de atuação no mercado de tecnologia, especializada no desenvolvimento de soluções e serviços de computação, automação bancária e comercial. Parte integrante do grupo Itaúsa, maior grupo privado do Brasil, segundo o ranking Exame Melhores e Maiores 2010, a Itautec possui, 33 unidades de serviços e dez laboratórios de suporte, que atendem a mais de 3700 cidades brasileiras. A empresa atua de forma consistente no exterior, com clientes nas Américas, Europa e África e é reconhecida pelo Retail Banking Research por ter a décima maior base instalada de ATMs no mundo e a segunda na América Latina. A empresa foi a única brasileira listada entre os 25 maiores provedores de serviços de tecnologia para o mercado financeiro do mundo pelo ranking FinTech 100, do instituto IDC Financial Insights, ocupando o 23° lugar na lista geral neste ano. Recebeu os prêmios World Finance Technology como o melhor fornecedor de soluções de segurança, melhor fornecedor de soluções para agências e ainda melhor fornecedor de soluções para bancos de varejo na América Latina em 2011. A Itautec é a primeira empresa do setor de eletroeletrônicos totalmente preparada para atender às exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos, e é pioneira na reciclagem de resíduos eletrônicos. Figura na 1ª posição no ranking de Responsabilidade Social de “As Melhores da Dinheiro 2010” no setor eletroeletrônico.