Italiano cria caixa compacta que fornece água potável e energia solar
O produto tem a capacidade de atender até 1.500 pessoas por unidade
Levar água potável e energia para alguns lugares do mundo é um desafio que tem movimentado muitas empresas. Dentre as soluções, chama atenção um pequeno box criado uma empresa italiana que tem tecnologia suficiente para dupla função: garantir água limpa para os moradores e ainda gerar energia renovável.
Batizada de OffGridBox, a caixa é capaz de coletar, tratar e distribuir água potável. Isso porque possui um tanque de microfiltração de cinco estágios que absorve água suja e produz uma água potável livre de cheiros, transparente e sem bactérias. Além disso, pode gerar, converter e armazenar energia solar por meio de placas instaladas no topo. Uma inovação “dois em um” que pode ajudar incontáveis famílias ao redor do mundo.
O produto tem a capacidade de atender até 1.500 pessoas por unidade. O modelo mais básico possui 12 módulos solares, um inversor e armazenamento de bateria. Medindo um metro e meio, ele é capaz de fornecer energia para baterias de 300 famílias, sendo que cada unidade é capaz de carregar três luzes LED por quatro horas e dois celulares.
Após três anos no mercado, o produto já foi levado para organizações sem fins lucrativos em Madagascar, Nigéria, Ruanda, Colômbia, entre outros locais. Uma parte foi vendida para consumidores individuais, em parte amantes da natureza que viram na OffGridBox um bom acessório para levar aos campings. E ainda teve algumas unidades que foram para as Filipinas ajudando pessoas atingidas pelo tufão em 2013.
Mas, ainda o maior empecilho para que a caixinha mágica ganhe escala comercial é o seu preço: 15 mil dólares. “De volta à Itália, não é fácil encontrar a estratégia de financiamento, os mentores e os programas de aceleração adequados”, afirma o fundador e CEO Emiliano Cecchini.
Tendo seu projeto selecionado para um programa de aceleração em Boston, Cecchini aproveitará a oportunidade para reformular o negócio. Ao invés de esperar que cada unidade seja vendida a conta gotas, sua estratégia é levar o produto até as áreas que necessitam cobrando um valor pelo uso.
Uma família de quatro pessoas pagará 12 centavos de dólar (100 francos ruandeses) por dia e por água, sendo as baterias subsidiadas pela empresa. A ideia já está em testes em Ruanda, onde a companhia planeja instalar unidades em 18 aldeias. Inclusive, o governo local já contratou 14 pessoas para trabalhar em eletricidade nas áreas rurais. Com parcerias deste, a Off Grid Box tem a meta de atender 420 mil clientes finais até 2020.
Futuramente, a ideia é que cada unidade possa ter Wi-Fi e atividades comerciais associadas -, o que abriria outras possibilidades de rentabilizar e criar um modelo de negócio que funciona.












Assuntos do Momento

Petrobras faz avaliação ambiental na Bacia de Campos para parque eólico offshore
O projeto em avaliação consiste em parque com capacidade de geração de 4 gigawatts (GW)
Produção de energia eólica offshore tem potencial de US$ 200 bilhões
“Seremos país exportador de energia e de combustíveis”, disse Joaquim Leite, ministro do Meio Ambiente

Brasil atinge 1 milhão de usinas solares em telhados de casas, empresas, indústrias e terrenos
O levantamento, realizado pelo Meu Financiamento Solar, com base em dados da ANEEL, revela que 77,7% das placas fotovoltaicas estão instaladas em residências, 12,3% em comércios e 7,7% no setor rural

Energia solar global dobra em três anos
A fonte solar acaba de ultrapassar a marca de 1 terawatt (TW) de potência instalada e pode dobrar em quatro anos

Energia renovável precisa crescer 52% no Brasil, diz relatório da CDP América Latina
Maior participação na matriz energética ajudaria a evitar 21 bilhões de toneladas de gás carbônico na atmosfera até 2050

Veja o ranking do estados com maior potência de energia solar
Minas Gerais lidera; São Paulo e Rio Grande do Sul completam o top 3