Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Energias

Itaipu quer reativar hidrelétrica

Projeto foi entregue pelo superintendente de Energias Renováveis de Itaipu, Cícero Bley Jr., ao chefe do Parque Nacional do Iguaçu, Jorge Pegoraro.

A usina hidrelétrica de Itaipu apresentou, na sexta-feira, 15 de março, no escritório de administração do Parque Nacional do Iguaçu (PNI), um estudo para reativar a usina São João. Fechada na década de 80, a unidade, instalada dentro do parque nacional, foi a primeira usina a abastecer Foz do Iguaçu com energia elétrica e uma das primeiras construídas fora da capital do estado.

O projeto foi entregue pelo superintendente de Energias Renováveis de Itaipu, Cícero Bley Jr., ao chefe do Parque Nacional do Iguaçu, Jorge Pegoraro. Participaram da reunião o superintendente de Comunicação Social de Itaipu, Gilmar Piolla, engenheiros da binacional e do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), concessionários e técnicos envolvidos na conservação do parque. De acordo com Cícero Bley, a proposta contempla quatro eixos: a recuperação de um importante patrimônio histórico do município, hoje degradado; a promoção do conceito de mobilidade sustentável; dotar o parque nacional de autonomia energética; e desenvolver a educação ambiental e o turismo técnico-científico.

Ônibus e VLT elétricos – Uma das ideias é substituir, no futuro, a atual frota de ônibus movidos a diesel por modelos com motor elétrico, ou até mesmo se pensar numa alternativa de mobilidade sustentável do parque, como o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Todos abastecidos com a energia gerada pela usina São João.

“Desta forma, os turistas que visitarem as Cataratas do Iguaçu, uma das Sete Maravilhas da Natureza, seriam conduzidos em veículos verdes, que não poluem o ambiente com a emissão de CO2”, disse Gilmar Piolla, que também preside o Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística do Iguaçu – o Fundo Iguaçu.

Cícero Bley destaca a possibilidade de o visitantes descobrir, em pequena escala, como funciona uma usina e quais as vantagens da hidreletricidade como fonte de energia limpa e renovável. Trilhas ecológicas levariam os visitantes para conhecer a barragem e a casa de máquinas.

“Hoje, o turista que visita Foz do Iguaçu tem a oportunidade de visitar a maior geradora de energia do planeta, que é Itaipu Binacional. Com o projeto São João, ele poderá também observar como funcionavam as antigas centrais hidrelétricas, que no passado tiveram um papel decisivo para o desenvolvimento do país”, afirmou. “Tudo isso dentro de um patrimônio natural extraordinário.”

Sonho antigo – Jorge Pegoraro revelou que a recuperação da usina São João é um sonho antigo do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) – que administra o parque nacional. A dificuldade era encontrar um projeto que aliasse a preservação do patrimônio histórico com a questão da sustentabilidade.

“Por isso, buscamos o apoio de Itaipu e repassamos todos os dados necessários. Estamos satisfeitos com o resultado porque o projeto leva em conta aspectos importantes, como a educação ambiental, e vem ao encontro das necessidades do parque”, comentou.
Segundo ele, uma equipe técnica será destacada para avaliar a proposta de Itaipu. Na sequência, começa a busca por alternativas para viabilizar a execução do projeto, incluindo a possibilidade de novas parcerias. “É importante destacar que a usina já está instalada e os impactos ambientais serão mínimos.”

Um pouco de história – A usina São João foi construída no Rio São João, que corta o parque nacional e desagua na margem direita do Rio Iguaçu. A unidade foi inaugurada em 1942 e, até 1957, forneceu energia para todo o parque, o Hotel das Cataratas e também para a cidade de Foz do Iguaçu.

Com a construção de novas unidades de geração na região de Foz do Iguaçu, nas décadas de 70 e 80, a participação da usina no abastecimento da cidade foi diminuindo. Em 1983, um ano antes de Itaipu começar a gerar energia, uma grande enchente elevou o nível do Rio Iguaçu e inundou a casa de máquinas. De lá para cá, a usina São João nunca mais funcionou. As duas antigas turbinas foram levadas para o Ecomuseu, mantido por Itaipu.

Nova potência – O projeto de Itaipu contempla a possibilidade de repotencializar a antiga usina, amentando a capacidade instalada para até 910 KW. Quando foi projetada e construída, a capacidade era de 336 KW – o suficiente para abastecer o consumo médio de duas mil residências.

A decisão de aumentar ou não a carga da usina, segundo Cícero Bley, levará em conta estudos demanda, que ainda estão em elaboração. O objetivo é deixar a unidade do tamanho necessário para abastecer os veículos elétricos e gerar eletricidade para a usina. O superintendente de Itaipu disse ainda que, estruturalmente, a usina São João apresenta boas condições – a barragem tem 4,7 metros de altura e aproximadamente 80 metros de extensão. Para que volte a gerar energia, serão necessários investimentos em equipamentos, como a aquisição de um novo conjunto de turbinas.