Matriz Energética

Itaipu encerra 2017 com produção recorde

Novo recorde de mais de 33 anos ficou com dezembro, no ano a produção de energia alcançou 96,3 milhões de MWh

Itaipu encerra 2017 com produção recorde

A UHE Itaipu (Brasil/Paraguai, 14 GW) encerrou dezembro como o melhor mês de geração de sua história, totalizando 9,2 milhões de MWh. Com isso, a produção de energia elétrica no acumulado do ano ficou em 96,3 milhões de MWh. Segundo a empresa binacional que administra a usina, essa é quarta maior marca anual em 33 anos e sete meses de operação da central.

A produção ao fechamento de 2017 é a maior produção para apenas um mês em todo o histórico da UHE. O recorde anterior era de 9,1 milhões de MWh, em julho de 2012. “As chuvas localizadas, nos últimos meses, e também às que caíram anos últimos dias ao longo da Bacia do Rio Paraná, permitiram à Itaipu bater mais este recorde”, apontou a Itaipu Binacional.

As melhores marcas anuais da usina foram registradas em 2016, quando obteve o recorde mundial anual de produção, com 103,1 milhões de MWh. em segundo lugar vem 2013, com 98,6 milhões de MWh, seguido por 2012, com 98,3 milhões de MWh e depois de 2017 vem 2008, com 94,7 milhões de MWh. Essa energia do ano passado poderia atender o consumo do Brasil por 72 dias, ou, hipoteticamente, a cidade de São Paulo por três anos e três meses, bem como 173 anos se fosse destinada apenas à cidade de Foz do Iguaçu.

Outro dado destacado é a eficiência. Nos últimos anos, a usina sempre teve esse índice acima dos 95%. Segundo o superintendente de Operação, Celso Torino, em 2017, a eficiência ficou em 98%. A disponibilidade das unidades geradoras ficou em 97,1% em 2017 e foi a maior do histórico, assim como a indisponibilidade forçada das unidades geradoras, que reflete a interrupção intempestiva da operação de um gerador devido a falhas dos equipamentos ou dos profissionais de operação e manutenção e alcançou apenas 0,1%. O índice específico de falhas humanas da operação em tempo real com impacto na produção foi zero em 2017.