Guia Gessulli
AveSui Biocombustível Bioenergia Biomassa América Latina Comentário B&B Economia Empresas Exportação Eventos e Cursos Geral Insumos Meio Ambiente Pesquisa e Desenvolvimento Sustentabilidade Tecnologia Revista Todos os Vídeos TV Gessulli no YouTube Edições Revista Digital Anuncie
Infraestrutura

ISI Biomassa compartilha infraestrutura e equipe técnica com empresas "nucleadas"

Empresas que pretendem desenvolver um produto ou processo e necessitam dessa estrutura podem ser nucleadas no instituto, ou seja, compartilhar equipamentos e pesquisadores.

Agora MS
18-Fev-2021 09:27

Já imaginou poder compartilhar a infraestrutura e a equipe técnica de um instituto referência em pesquisa e inovação como o ISI Biomassa (Instituto Senai de Inovação em Biomassa), localizado em Três Lagoas (MS). Empresas que pretendem desenvolver um produto ou processo e necessitam dessa estrutura podem ser nucleadas no instituto, ou seja, compartilhar equipamentos e pesquisadores.

O gerente do ISI Biomassa, João Gabriel Marini da Silva, destacou toda empresa que tiver interesse em desenvolver projetos em parceria com a instituição podem ser nucleadas. “Hoje temos a Spectral Solutions e a Eldorado do Brasil, que compartilha laboratórios, equipe técnica e equipamentos e vêm desenvolvendo conosco três projetos de pesquisa e inovação”, afirmou.

Esse tipo parceria tem como principal vantagem para as empresas nucleadas a não necessidade de investimentos em equipamentos e equipe técnica para o desenvolvimento de processo ou produto, compartilhando a estrutura de um instituto para atender uma determinada linha de pesquisa. “Em contrapartida, o ISI Biomassa tem a oportunidade de gerar receita para cobrir os custos fixos dos laboratórios e ainda pode ganhar um novo braço tecnológico ou linha de pesquisa, podendo captar novos projetos e parcerias”, completou João Gabriel.

Segundo especialista de aplicação em biomassa, papel e celulose da Spectral Solutions, Jorge Lepikson, a ideia de ficar nucleada no ISI Biomassa partiu da estratégia da empresa em expandir seu portfólio de soluções para análises de biomassa, tendo em vista o potencial das vantagens do uso da espectroscopia (estudo da interação entre a radiação eletromagnética e a matéria) para a área e também pela parceria de sucesso com o Instituto.

AveSui2021_dentro

“Entre as vantagens de estarmos nucleados no ISI Biomassa estão a localização estratégica, pois estamos na capital da celulose, infraestrutura de última geração, know-how e expertise técnica do ISI Biomassa para a caracterização de matérias primas, assim atuando em total sinergia com o trabalho da Spectral Solutions no desenvolvimento de soluções inovadoras”, ressaltou Jorge Lepikson.

Ele explicou que a empresa deverá ficar nucleada até 2021, com a expectativa de criar uma parceria fixa voltada especialmente ao desenvolvimento de novas tecnologias para Biomassa. “Nosso objetivo é, em parceria com o ISI Biomassa, se tornar referência em tecnologias inovadoras para biomassa, sendo reconhecida na indústria e na comunidade científica”, finalizou.

Assuntos do Momento

Eólica inicia ano liderando expansão do setor elétrico
22 de Fevereiro de 2021
Energia Limpa

Eólica inicia ano liderando expansão do setor elétrico

Geração por meio dos ventos soma 155 MW de um total de 191 MW no acumulado dos primeiros 45 dias de 2021

Com investimentos em energias alternativas, Brasil pode reduzir em 28 toneladas a emissão de CO² até 2025
22 de Fevereiro de 2021
Energia alternativa

Com investimentos em energias alternativas, Brasil pode reduzir em 28 toneladas a emissão de CO² até 2025

World Economic Forum e Accenture ouviram mais de 25 empresas de serviços públicos globais e trazem análise específica para o País

AveSui2021_dentro
ENGIE ultrapassa 1 GW em eólica com início da operação comercial do Conjunto Eólico Campo Largo 2
24 de Fevereiro de 2021
Eólica

ENGIE ultrapassa 1 GW em eólica com início da operação comercial do Conjunto Eólico Campo Largo 2

A unidade é formada por 86 aerogeradores e possui capacidade instalada de 361,2 MW

Projeto prevê a instalação de 15 usinas solares em Minas Gerais
25 de Fevereiro de 2021
Investimento

Projeto prevê a instalação de 15 usinas solares em Minas Gerais

Startup capixaba CleanClic, plataforma de compensação de energia renovável, integra um projeto de R$ 110 milhões para a construção de 15 usinas fotovoltaicas compartilhadas e uma central hidrelétrica no Norte do Estado.

Energia solar: novo sistema dispensa conexão com a rede elétrica
22 de Fevereiro de 2021
Inovação

Energia solar: novo sistema dispensa conexão com a rede elétrica

A tecnologia contém uma bateria de lítio para armazenar energia solar nos períodos em que não há geração de eletricidade
 

Embrapa realiza webinar sobre o uso de animais mortos  para produção de biogás
25 de Fevereiro de 2021
Biocombustível

Embrapa realiza webinar sobre o uso de animais mortos para produção de biogás

A realização do webinar é da Embrapa Suínos e Aves, com apoio do 3º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano.

Mais assuntos do momento