Ipea aponta alta de 3,5% nos investimentos em setembro
Indicador mensal também subiu em relação a setembro de 2019
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada divulgou, nesta segunda-feira (30), o Indicador Ipea Mensal de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) referente ao mês de setembro, que registrou um aumento de 3,5% frente a agosto. Na comparação com setembro de 2019, houve um avanço de 1,1% nos investimentos.
O Indicador de Formação Bruta de Capital Fixo mede os investimentos no aumento da capacidade produtiva da economia e na reposição da depreciação do estoque de capital fixo. No terceiro trimestre do ano, o indicador avançou 16,3%, mas, na comparação com o mesmo período de 2019, houve recuo de 2,8%. No acumulado de 12 meses encerrados em setembro, a queda foi de 3,6%.
A FBCF é composta por máquinas e equipamentos, construção civil e outros ativos fixos. Setembro registrou aumento de 2% na produção de máquinas e equipamentos destinados ao mercado interno, enquanto a importação desses produtos aumentou 30,1% no mesmo período. O consumo aparente de máquinas e equipamentos apresentou um crescimento de 4,3% em setembro, encerrando o terceiro trimestre com uma alta de 9,7%.
O indicador de construção civil avançou 2% em setembro, na série dessazonalizada - quinta valorização positiva consecutiva na base de comparação. Com isso, o segmento registrou um crescimento de 18,4% na passagem entre o segundo e terceiro trimestres de 2020.
Na comparação com setembro de 2019, os resultados foram heterogêneos. Enquanto a construção civil apresentou alta de 10,9%, houve recuo nos segmentos de máquinas e equipamentos (6,2%) e outros ativos fixos (6,6%), com desempenhos similares na comparação trimestral.
Assuntos do Momento

Eólica inicia ano liderando expansão do setor elétrico
Geração por meio dos ventos soma 155 MW de um total de 191 MW no acumulado dos primeiros 45 dias de 2021

Com investimentos em energias alternativas, Brasil pode reduzir em 28 toneladas a emissão de CO² até 2025
World Economic Forum e Accenture ouviram mais de 25 empresas de serviços públicos globais e trazem análise específica para o País

ENGIE ultrapassa 1 GW em eólica com início da operação comercial do Conjunto Eólico Campo Largo 2
A unidade é formada por 86 aerogeradores e possui capacidade instalada de 361,2 MW

Projeto prevê a instalação de 15 usinas solares em Minas Gerais
Startup capixaba CleanClic, plataforma de compensação de energia renovável, integra um projeto de R$ 110 milhões para a construção de 15 usinas fotovoltaicas compartilhadas e uma central hidrelétrica no Norte do Estado.

Energia solar: novo sistema dispensa conexão com a rede elétrica
A tecnologia contém uma bateria de lítio para armazenar energia solar nos períodos em que não há geração de eletricidade

Embrapa realiza webinar sobre o uso de animais mortos para produção de biogás
A realização do webinar é da Embrapa Suínos e Aves, com apoio do 3º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano.