Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Acordo

InvestSP e ABSOLAR celebram acordo para acelerar a fonte solar no estado de São Paulo

Cooperação busca atrair novos investimentos, gerar mais empregos e renda e criar novas oportunidades de negócios na região

????????????????????????????????????
????????????????????????????????????

A Agência Paulista de Promoção de Investimento e Competitividade (InvestSP) e a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) assinaram acordo de cooperação para acelerar a fonte solar no território paulista.

A iniciativa visa atrair novos investimentos na região, gerar mais empregos e renda para a população e estimular o desenvolvimento de novas oportunidades de negócios para empreendedores, além de ampliar o acesso da energia solar aos consumidores residenciais, setores produtivos, agronegócio e setor público no estado de São Paulo.

Dentre as prioridades de trabalho em parceria das duas entidades destacam-se: identificar empreendedores do setor solar interessados em investir no estado, compartilhar informações sobre o mercado solar paulista, avaliar tendências de negócios, aprimorar o ambiente regulatório e legal, reforçar o relacionamento entre o estado de São Paulo e o setor solar, cooperar em eventos e ações conjuntas, dentro e fora do Brasil.

Para o CEO da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), Rodrigo Sauaia, a entidade é parceira de longa data de São Paulo na construção de projetos e programas públicos para o desenvolvimento da fonte solar. Este acordo com o governo paulista amplia a colaboração em prol do desenvolvimento social, econômico e ambiental da região.

“A energia solar no estado de São Paulo possui atualmente uma potência instalada de 1,4 gigawatts (GW), somando as grandes usinas solares e os pequenos e médios sistemas de geração própria em telhados, fachadas e terrenos. Desde 2012, o setor solar fotovoltaico já gerou mais de 44,2 mil empregos acumulados, com investimentos da ordem de R$ 7,5 bilhões e uma arrecadação aos cofres públicos de R$ 1,9 bilhão”, aponta Sauaia.

“Em São Paulo, o desenvolvimento econômico respeita o meio ambiente. Por isso, a InvestSP trabalha para atrair e incentivar projetos de energia limpa e renovável, que ajudam a transformar e modernizar a matriz energética paulista. Iniciativas assim contribuem com esse objetivo e reforçam a agenda ESG no Estado, o que tende a se tornar um importante diferencial competitivo para atrair novos investimentos”, disse o vice-presidente executivo da InvestSP, Torquato Jardim.

Atualmente, São Paulo ocupa a 2ª posição no ranking estadual da geração própria de energia solar, com mais de 934 megawatts (MW) em potência instalada na modalidade, totalizando cerca de 118 mil sistemas de geração de pequeno e médio portes.

“Com esta parceria, o estado demonstra seu interesse em ampliar ainda mais o acesso e o uso da tecnologia fotovoltaica pelos consumidores em residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos”, acrescenta o presidente do Conselho de Administração, Ronaldo Koloszuk.

“O setor está bastante otimista com a nova parceria e preparado para contribuir para a recuperação econômica sustentável do estado, ajudando também no atingimento dos compromissos paulistas de redução de emissões de gases de efeito estufa, apresentados recentemente pelo Governo do Estado de São Paulo na COP26”, conclui Koloszuk.