Investimento para construção de 10 parques de energia eólica na Bahia chega a R$ 2,5 bilhões
Investimento da Statkraft para construção de parques de energia eólica na Bahia pode revolucionar a indústria renovável
Foi iniciado a construção do Complexo de energia eólica – Ventos de Santa Eugênia, pela empresa Statkraft Brasil em Uibaí, na Bahia, investimento equivale a mais de 2 bilhões de reais. O projeto de energia eólica está previsto para ser inaugurado em 2023, a empresa mais do que dobrará a capacidade instalada no país, chegando a 967 MW.
O investimento compreende 10 parques de energia eólica, com um total de 91 turbinas, próximo a outros parques de energia eólica da empresa na Bahia, e tem um investimento estimado de R$ 2,5 bilhões. O projeto deve gerar o equivalente a 2,3 TWh em energia eólica por ano, o suficiente para abastecer 1,17 milhão de residências brasileiras.
A estratégia da empresa por trás do investimento da empresa é triplicar a capacidade de geração de energia renovável até 2025. Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a energia eólica é a segunda fonte mais utilizada no Brasil, e responde apenas por 9,1%.
O investimento em energia eólica da Statkraft reforça seu acordo com a sustentabilidade, e permite que as próximas gerações possam usufruir do crescimento da Bahia.
Paula Suano, diretora de Desenvolvimento de Negócios da Statkraft no Brasil afirma:
“Além de contribuir para a preservação do meio ambiental e para redução das emissões de gases do efeito estufa, a Statkraft prioriza o desenvolvimento socioeconômico das regiões que receberão os projetos eólicos. Esse benefício ocorre por meio de contratação de mão de obra local, e do desenvolvimento de projetos sociais para o fortalecimento e capacitação da comunidade envolvida”.
Geração de novos postos de trabalho na Bahia
Já foram contratados mais de 200 profissionais, desde o início das obras na Bahia. A expectativa é que aproximadamente 750 pessoas sejam contratadas durante toda construção do parque de energia eólica. No momento existem 15 vagas disponíveis para o processo seletivo. Os postos são para servente de obras e não requerem experiência anterior.
A Seta engenharia foi contratada para cuidar das admissões durante o período por possuir expertise no mercado e ter valores similares com os da Statkraft. A empresa atua na indústria civil pesada, e tem foco na execução de obras e terraplanagem em empreendimentos de geração de energia eólica, hidrelétrica, solar entre outras obras.
Como se candidatar as vagas disponíveis
Os interessados possuem três meios para se candidatar às vagas abertas: enviar o currículo pelo endereço de e-mail [email protected], se deslocar até ao escritório da Seta, localizado em Uibaí, ou entregar no Centro de informações da Statkraft, localizado na comunidade de Boca D’Água (Bahia).
Dependerá de cada cargo, a formação exigida. As fases de contratação acontecerão conforme o cronograma de avanço das atividades em campo.
Assuntos do Momento

CIBiogás apresenta Nova Técnica - Panorama do Biogás no Brasil na AveSui 2021
Apresentada a situação do Biogás no pais, com dados e informações relevantes sobre o tema. Palestrante Felipe Marques na feira AveSui Online

GEF Biogás Brasil: Oportunidades para o mercado brasileiro
Bruno Casagranda Neves apresentou na AveSui Online 2021 as principais oportunidades para o mercado de Biogás com projeto GEF Biogás Brasil

Geração de Energia com Biogás no Webinar sobre Biogás na AveSui Online
João Carlos Zank apresenta na AveSui os principais diferenciais e benefícios da geração de energia de qualidade

AveSui traz Webinar dedicado ao Biogás e cases de sucesso no aproveitamento do energético
Dentro do Webinar serão discutidos o panorama atual do biogás, novos mercados, RenovaBio, além da geração de energia e apresentação de cases de sucesso

Geração de biogás através de dejeto de suínos, tema apresentado no Webinar sobre Biogás
Na AveSui, Juliano de Oliveira da Lar Cooperativa mostrou case de sucesso da empresa

Novo Mercado de Gás e o RenovaBio
"Mudar o mundo por meio do Biogás", comenta palestrante Tamar Roitman em sua apresentação na AveSui 2021