Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

ENQUETES

Internautas acreditam que preços das carnes subirão por conta do aumento das exportações para a Rússia

A maioria dos internautas concorda que o mercado interno brasileiro será impactado pelo aumento das exportações de carnes para a Rússia.

A maioria dos internautas concorda que o mercado interno brasileiro será impactado pelo aumento das exportações de carnes para a Rússia.

Esse aumento é resultado do embargo russo aos seus principais parceiros de exportação de gêneros alimentícios (União Europeia e Estados Unidos), que anteriormente haviam imposto sanções à Rússia por conta da crise deflagrada na Ucrânia.

Vale lembrar que a Rússia era, até o dia 06 de agosto, o segundo maior mercado para produtos alimentícios da UE, atrás apenas dos EUA.

Os sites Avicultura Industrial, Suinocultura Industrial e Biomassa & Bioenergia perguntaram a seus leitores se o mercado doméstico nacional seria afetado por esse aumento. O resultado foi expressivo:

82,5% dos que responderam a enquete disseram que acreditavam principalmente na alta dos preços das carnes, enquanto que 17,5% não acreditavam em tal cenário, afirmando que o Brasil pode suprir a demanda sem prejudicar seu mercado doméstico.

O que vai nortear os preços para os consumidores internos será a disponibilidade das carnes. Os valores se manterão estáveis caso a disponibilidade seja suficiente, do contrário a demanda de exportação aos russos implicará num aumento das cotações internas.

Duas outras enquetes foram elaboradas e já estão disponíveis para participação. Os sites Avicultura Industrial e Biomassa & Bioenergia trazem um questionamento sobre os rumos do agronegócio brasileiro numa possível eleição da candidata Marina Silva. Já a enquete do portal Suinocultura Industrial é referente à 2ª Semana Nacional da Carne Suína. Confira nas homes dos sites e participe.