Guia Gessulli
18-Jul-2018 13:27
Pesquisa do biogás

Inscrições para a 4ª edição do Interlaboratorial estão abertas

Objetivo da ação é de melhorar a integração entre os laboratórios que desenvolvem atividades de pesquisa sobre biogás

Os laboratórios interessados em participar da 4ª edição do Estudo Interlaboratorial em Digestão Anaeróbia podem fazer as inscrições gratuitamente até o próximo dia 27 de julho, pela internet, no link http://www.cnpsa.embrapa.br/survey/index.php/648636?lang=pt-BR. O ensaio é promovido pela Rede BiogásFert, sob coordenação da Embrapa Suínos e Aves (Concórdia/SC). O objetivo da ação é de melhorar a integração entre os laboratórios que desenvolvem atividades de pesquisa sobre biogás, apontar parâmetros de desempenho individual de laboratórios para os ensaios propostos, monitorar o desempenho dos laboratórios, disponibilizar informações para a identificação e solução de problemas analíticos e agregar valor ao controle da qualidade dos laboratórios.
 
De acordo com o analista da Embrapa Ricardo Steinmetz, um dos organizadores do evento, nesta edição duas novidades são destaque. Uma delas é a integração com laboratórios da América Latina, o que aumenta a relação de laboratórios participantes externos ao Brasil. Essa ampliação ocorre por meio da parceria e articulações com a “Red de Biodigestores para Latino América y el Caribe” (RedBioLAC). "Além de ampliar o número de laboratórios participantes, visamos promover a sinergia com laboratórios estrangeiros com reconhecido conhecimento no tema biogás", enfatisou Ricardo.

Também estão sendo planejadas duas reuniões presenciais com os participantes do interlaboratorial. A primeira será em setembro de 2018, em Foz do Iguaçu, durante o X° Encuentro RedBioLAC. Nesta ocasião ocorrerá o sorteio dos códigos dos laboratórios, distribuição das amostras (que serão entregues em mãos) e orientações sobre as etapas do estudo. A segunda reunião está prevista para ocorrer em maio de 2019, durante o VI International Symposium on Agricultural and Agroindustrial Waste Management.

O principal resultado das ações interlaboratoriais é a criação de uma base nacional de dados sobre pesquisas em biogás, uniformizando o conhecimento adaptado às condições brasileiras e comparando os dados com bases científicas internacionais.

Redação
Deixe seu Recado