Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Biocombustível

Inpasa recebe licença para operar 2ª planta de etanol de milho

Companhia fica autorizada a produzir o produto a partir de agora

Inpasa recebe licença para operar 2ª planta de etanol de milho

A Inpasa conseguiu a licença de operação para funcionamento da sua segunda planta de etanol de milho. Com o documento emitido pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), a companhia fica autorizada a produzir o produto a partir de agora, na unidade localizada em Nova Mutum/MT.

A planta, que começou a ser construída em abril do ano passado, deve gerar cerca de dois mil empregos diretos e indiretos.

“Essa nova unidade da INPASA, em Nova Mutum, prevê moer, nesta safra, 550 mil toneladas de milho e produzir 235 mil m3 de etanol, além de DDG, óleo e energia elétrica. É Mato Grosso avançando, celeremente, para ser um dos maiores produtores de bioenergia do Brasil”, afirmou Jorge dos Santos, diretor executivo do Sindicato da Indústria Sucroalcooleira de Mato Grosso (SINDALCOOL-MT).

Com capacidade de produzir de 900 mil a 1 milhão de litros de etanol por dia, quando estiver em pleno funcionamento, a nova planta deverá moer até 2,3 mil toneladas por dia, prevendo chegar a 800 mil toneladas por ano.

Segundo a diretoria da INPASA, a matéria-prima será adquirida dos produtores da região Norte do Estado, onde a empresa também mantém outra planta, a de Sinop.

Em relatório publicado em abril, a empresa afirmou que a pandemia poderá impactar as projeções de receitas e dos fluxos de caixa operacionais para o ano de 2020. O documento aponta ainda que, “diante da imprevisibilidade da evolução do surto e dos seus impactos, não é atualmente praticável fazer uma estimativa do efeito financeiro do surto nas receitas e fluxos de caixa operacionais estimados”.