Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Solar

Importação de inversores para energia solar no 1º trimestre passou por um aumento de 95%

Equipamentos de maior dimensão (+50,1 kW) simbolizam 54% do volume total importado da tecnologia string, conforme balanço da Greener

Importação de inversores para energia solar no 1º trimestre passou por um aumento de 95%

De acordo com a consultoria Greener, em boletim anunciado no dia 22 de abril, de janeiro a março de 2021, a importação de inversores destinados à energia solar passou por um crescimento de 95% em relação ao mesmo período de 2020.

Colaborando para finalizar o trimestre com o total de 2,5 GW em produtos chegando ao território nacional, em março, o volume de inversores importados atingiu 1,1 GW. Os inversores de maior dimensão (+50,1 kW), normalmente usados em grandes empreendimentos, receberam destaque, correspondendo a 54% do total importado da tecnologia string, ao passo que os inversores de médio porte simbolizaram 19% e os de pequeno porte 27%.

O papel do inversor fotovoltaico é, antes da energia ser injetada na rede, converter a corrente alternada gerada pelo módulo fotovoltaico em corrente contínua. Segundo Jean Tremura, diretor da Go Solar, a performance observada no balanço da Greener indica o rápido crescimento do mercado solar fotovoltaico, apesar da conjuntura pandêmica.

“O mercado tem crescido continuamente. Além dos projetos de leilões, há grandes clientes para o mercado livre e tem também a geração distribuída. Temos cada vez mais segmentos demandando equipamentos solar, claro que muitos projetos também estavam represados, mas chega um momento em que eles têm que entrar em operação”, avaliou o dirigente.