Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Internacional

"Ilha de energia eólica" que ajudará Dinamarca no corte de emissões

Primeira-ministra Mette Frederiksen detalhou o plano

"Ilha de energia eólica" que ajudará Dinamarca no corte de emissões

A primeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen, destacou nesta sexta-feira, no segundo dia da Cúpula de Líderes sobre o Clima, alguns dos planos do país para reduzir suas emissões de gases-estufa em 70% até 2030. O principal deles é a “ilha de energia eólica”, uma estrutura offshore no Mar do Norte que será capaz de abastecer milhões de residências.

“Imaginem, excelências, senhoras e senhores, que vocês estão voando pelo Mar do Norte. Centenas de turbinas eólicas aparecem no horizonte. Ao se aproximarem, vocês avistam uma ilha, uma ilha criando eletricidade limpa, combustíveis verdes, inovação verde para milhões de lares europeus”, disse Frederiksen em discurso no evento, organizado pelos Estados Unidos.

“Essa é a visão dinamarquesa da primeira ilha de energia do mundo. E não é algo apenas para se imaginar”, acrescentou a primeira-ministra ao destacar que quase 50% da energia do país já é gerada por usinas eólicas.

Os planos sobre a “ilha de energia” foram anunciados no início deste ano. A Dinamarca, líder nesse tipo de instalação offshore, planeja investir US$ 34 bilhões no projeto, o maior da história do país. Cerca de 200 turbinas eólicas serão instaladas em alto-mar. A ideia é também produzir hidrogênio para uso na indústria, na navegação e na aviação.

Frederiksen também reiterou uma promessa, feita no ano passado, de deixar de explorar petróleo no Mar do Norte até 2050. Segundo ela, os novos planos não terão um impacto econômico negativo para o país e já há mais empregos em energia verde do que na indústria de combustíveis fósseis.