Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mobilidade

Huawei vai fazer carregadores de alta voltagem para carros elétricos

Sistemista quer se firmar no setor automotivo com carregadores inteligentes. Huawei enfrenta processo nos Estados Unidos  

Huawei vai fazer carregadores de alta voltagem para carros elétricos

A Huawei deverá começar a fabricar carregadores de alta capacidade para veículos elétricos. O sistema da empresa será capaz de converter corrente alternada de 380V da rede elétrica para uma gama entre 200V e 1.000V para recarga de qualquer carro elétrico do mercado.

O módulo de recarga da Huawei promete vantagens como mais eficiência e menor ruído. A empreitada é um dos movimentos da empresa para se firmar como sistemista automotiva. A Huawei já criou sistemas elétricos inteligentes, como um sistema de baterias de íons de lítio para proteger sistemas elétricos de variações de corrente.

No “pacote”, a empresa chinesa também deve vender interação dos sistemas de recarga com a interface dos automóveis, por meio de software aberto. Assim, as montadoras poderão parear seus sistemas com a base da Huawei.

Até então a fabricante vinha fazendo sua base automotiva em sistemas de comunicação e informação. A empresa deverá ser uma das primeiras a lançar sistemas automotivos integrados à rede 5G. A sistemista também fornece sistemas de painéis virtuais, condução inteligente e serviços na nuvem.

A Huawei também criou um sistema operacional para carros autônomos. O programa da empresa é capaz de processar informações dos radares e sensores necessários para os caros autônomos. A marca também tem tecnologias de comunicação entre veículos e dos veículos com a infra-estrutura viária.

Banida dos EUA

A Huawei, aliás, enfrenta um processo de banimento por parte do governo americano. A administração de Donald Trump acredita que os equipamentos da empresa sirvam para espionar outros países e empresas. Desde maio de 2019, companhias americanas estão proibidas de usar sistemas da Huawei.

No entanto, o banimento total da empresa vem sendo postergado. Como vários operadores precisarão substituir seus equipamentos e programas por componentes de outros fabricantes, o processo é demorado. O prazo para que nenhum sistema da Huawei esteja em uso nos Estados Unidos vem sendo esticado desde agosto. A data final está marcada para o próximo dia 15 de maio. Estima-se que o governo americano gaste mais de US$ 1 bilhão para trocar todos os equipamentos.