Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Geral

Horário de verão começa no domingo e deve reduzir consumo de energia elétrica em 0,5%

A mudança nos relógios, que devem ser adiantados em uma hora, dura até o dia 16 de fevereiro.

Horário de verão começa no domingo e deve reduzir consumo de energia elétrica em 0,5%

O horário de verão brasileiro começará à meia-noite de sábado para domingo, dia 20, anunciou ontem o Ministério de Minas e Energia. A mudança nos relógios, que devem ser adiantados em uma hora, dura até o dia 16 de fevereiro. De acordo com o secretário de Energia Elétrica do ministério, Ildo Grudtner, espera-se uma economia em torno de R$ 400 milhões com a geração térmica para evitar contingências no sistema e atender à demanda do horário de ponta.

A previsão do ministério é que haja uma redução de consumo de 247 megawatts (MW) médios nos subsistemas Sudeste-Centro-Oeste e Sul, o equivalente a 0,5% do consumo nos dez Estados, mais o Distrito Federal. Dessa vez, ao contrário do que ocorreu na edição anterior do horário de verão, o Estado do Tocantins ficará de fora. Os Estados do Norte e Nordeste não fazem a alteração de horário.

No horário de ponta, entre 19h e 20h, a estimativa do Ministério de Minas e Energia é que haja redução da demanda de 4,6% no Sudeste-Centro-Oeste (o equivalente ao abastecimento da cidade de Brasília nessa faixa horária) e de 5% na demanda do subsistema Sul (o equivalente a três quartos do suprimento de Curitiba no período).

“O horário de verão permite aproveitar melhor a luz solar e evita um investimento em geração e transmissão que iria para as tarifas dos consumidores”, afirmou Grudtner. Segundo ele, com a redução da demanda, deixa-se de gastar R$ 4,6 bilhões em usinas geradoras de energia e linhas de transmissão.