Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Desenvolvimento

Hidrogênio é opção para oferta de energia limpa no Reino Unido

Armazenamento de hidrogênio na rede de gás britânica poderia permitir um uso mais eficiente da energia renovável excedente do que baterias

Hidrogênio é opção para oferta de energia limpa no Reino Unido

O armazenamento de hidrogênio na rede de gás britânica poderia permitir um uso mais eficiente da energia renovável excedente do que as baterias.

Esta é a conclusão do Instituto de Engenheiros Mecânicos do Reino Unido (IMechE), que afirmou que a energia pode ser armazenada por mais tempo na forma de hidrogênio do que em baterias. A eletricidade excedente gerada quando há bastante vento ou sol pode ser usada em um processo de eletrólise para criar hidrogênio, que poderia ser armazenado na rede de gás natural até que os geradores o necessitem.

“As redes de gás podem funcionar como um pulmão para as redes de eletricidade de baixo carbono, absorvendo a energia renovável excedente quando necessário e fornecendo gás para a geração de energia quando necessário para cobrir períodos de baixa disponibilidade de energia renovável”, afirma o relatório publicado nesta quarta-feira, em Londres.

O armazenamento de eletricidade é considerado fundamental para alcançar o futuro abastecido por energias renováveis vislumbrado por políticos em todo o mundo. As baterias de íons de lítio provavelmente sejam a solução de crescimento mais rápido, mas a disponibilidade limitada do cobalto necessário para a fabricação põe em dúvida a sustentabilidade a longo prazo, afirma o instituto no relatório.